Em uma noite festiva e bastante prestigiada, em reconhecimento à relevância do trabalho da imprensa acreana, foram conhecidos na noite de quinta-feira (05), no restaurante La Nonna, os grandes vencedores do Prêmio Jorge Said de Jornalismo promovido pela Prefeitura de Rio Branco. O evento – que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho da imprensa local na divulgação das ações ligadas às políticas públicas de Rio Branco, teve como convidado especial o repórter da Rede Globo de Televisão, Francisco José.
*** A festa reuniu mais de 200 pessoas, grande parte delas profissionais de comunicação. Além de premiadas reportagens de TV, Web, Rádio e Destaque Acadêmico, foram homenageados: o jornalista Silvio Martinello, a radialista Nilda Dantas e os empresários de comunicação, in memorian, Roberto Moura e Phellipe Daou.
***Simone Oliveira, da TV5, venceu na categoria Telejornalismo com a matéria “Vivendo a melhor idade”, cuja reportagem mostrava as políticas de atenção à pessoa idosa desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco.
***O vídeomaker Kennedy Santos, do site de notícias AC24Horas, foi o premiado na categoria Web jornalismo com a reportagem “A dengue bate à sua porta”, por meio da qual mostrou os arrastões de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, realizados pelas equipes de ***agentes de endemias da Prefeitura de Rio Branco.
***O prêmio de Destaque Acadêmico foi para a matéria “A pobreza nossa de cada dia”, pulicada na revista acadêmica A Catraia, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), que teve como base os números da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh).
***Na categoria Rádio Jornalismo foi vencedora a matéria do jornalista Tião Maia sobre o “Desafio Verde”, lançado pela Prefeitura de Rio Branco no mês de novembro para estimular a população a plantar árvores e mudas com o objetivo de contribuir com o paisagismo e arborização da cidade. Veja os melhores momentos da cerimônia.
*** Nas redes sociais, celebridades e ativistas do movimento negro também comemoram a escolha de uma Miss Universo negra.
Prêmio de Jornalismo do MPAC
O jornalista Daniel Adjuto – um dos nomes da nova geração do jornalismo brasileiro, com passagem no SBT como repórter e apresentador e recentemente contratado pela CNN Brasil – é o convidado da 10ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC. Na quinta-feira (12), às 15 horas, no auditório do MPAC, ele vai ministrar em Rio Branco o workshop “Pós-Verdade: Como sobreviver à era das Fake News”. O evento é voltado aos profissionais de imprensa, estudantes e público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eventos.mpac.mp.br.
E na noite seguinte, 13, às 20 horas nos altos do Palácio do Comércio, serão proclamados os vencedores do 10ª Prêmio de Jornalismo do MPAC. Nesta edição teve como tema: “Uma década transformando cidadania em notícia”. Jornalistas que queiram participar devem solicitar ingresso na Diretoria de Comunicação do MPAC, no Edifício-Sede. Informações pelo telefone: 3212-2142.
Vergonha
Na mesma noite que uma mulher negra ganha o prêmio de miss universo 2019, Silvio Santos muda regra de jogo para impedir que uma mulher negra, eleita por ampla maioria dos votos do público, pudesse vencer. Ele ignorou a vitória dela para premiar a participante branca, dizendo que ela é mais bonita e canta bem. Vergonha!
Semana Acreana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT
A 14ª Semana Acreana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT abre sua programação no Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o Tema: “Direitos Humanos para Todas as Pessoas”. O tema pretende essencialmente esclarecer a respeito da necessidade de reivindicar ações efetivas do Estado, Municípios e da sociedade para o cumprimento com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos para todas as pessoas, incluindo jovens, negros, mulheres, idosos, deficientes, LGBTIQ+ e indígenas.
Projeto de Lei que pune caso de discriminação a LGBTIQ+
Hoje, às 10 horas, na Câmara Municipal de Rio Branco será apresentado o Projeto de Lei Municipal que pune estabelecimentos públicos e privados de Rio Branco em caso de discriminação a LGBTIQ+. Autor: Vereador Rodrigo Forneck.
Abertura Oficial XIV Semana Acreana da Diversidade
Hoje, às 19 horas, no Teatro Hélio Melo – Memorial dos Autonomistas, acontece Abertura Oficial XIV Semana Acreana da Diversidade com a Entrega do Troféu Rogério Sábio da Paciência. Uma homenagem para todos os Aliados e Aliadas que ajudam no enfrentamento a LGBTFobia no Estado do Acre.
***Lançamento Curta “Direitos Humanos para Todas as Pessoas”, produção: Saci Filmes e Apresentação da Peça Teatral “As Malcriadas”, inspirado no texto “As Criadas”, de Jean Genet. Trás a tona um momento da vida das criadas drags Alícia Strass e Cosma La Guerta. Com suas ambições, tentam a todo custo, tombar a renomada Madame, que vivem um momento de “fragilidade” e “sofrimento”.