Ícone do site ContilNet Notícias

Rio Branco registra mais de 70 casos de leptospirose em menos de um ano

Por REDAÇÃO CONTILNET

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontou nesta quarta-feira (18) que Rio Branco registrou 74 casos de leptospirose, de janeiro a novembro de 2019.

O estudo elaborado pela secretaria também destaca que, apesar da alta estatística, houve uma queda de 24,5% no número de casos, em comparação ao ano passado – quando 97 casos foram diagnosticados e um óbito foi registrado.

Se calculada a média deste ano, o resultado apresenta seis casos por mês.

O que é a leptospirose?

Uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes. A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem).

A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. Sua ocorrência está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados.

Sair da versão mobile