ContilNet Notícias

Sem pílulas ou cirurgias, acreano perde 45 kg em menos de 12 meses

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

A decisão do senamadureirense Marcelo de Paula, de 38 anos, impressiona a todos que o conhecem e sabem da sua luta para chegar ao corpo atlético tão sonhado – o que não está mais distante do que almejava alcançar. Assíduo nas atividades físicas que faz diariamente e comprometido com uma alimentação balanceada, o vencedor conseguiu perder em menos de 12 meses cerca de 45 kg.

Uma das questões mais consideráveis nessa história de poucos capítulos é que Marcelo não passou por nenhum procedimento estético/cirúrgico, não precisou de qualquer medicamento e também não recorreu aos métodos “fantasiosos” que orientam para uma perda rápida de peso. Tudo foi conquistado com uma reeducação alimentar inimiga de carboidratos pesados e aliada a exercícios físicos.

Marcelo perdeu 45 kg em menos de 12 meses/Foto: Cedida

“Minha relação com a comida pesada era de total obsessão. Se saía com os amigos, aquilo se tornava uma ocasião perfeita para um churrasco com tudo o que tinha direito. A comida controlava a minha vida, praticamente”, disse à reportagem do ContilNet.

Alcançando o peso máximo de 136 kg, Marcelo conta que sua atitude de mudar de vida iniciou em janeiro, recebendo incentivo da esposa, Cleidiane dos Anjos (que prepara sua alimentação), dos filhos Leandro e Emily, e dos demais familiares e amigos.

O acreano explicou que algumas dificuldades foram surgindo ao longo dos anos, devido ao sobrepeso.

“Eu escolhi ter saúde”/Foto: Cedida

“Um conjunto de coisas me levou a querer emagrecer e decidir por isso, como perturbações no sono, falta de energia para o trabalho, além da dificuldade de realizar alguns serviços de casa. Lembro que minha mulher reclamava algumas vezes, principalmente por roncar muito durante a noite [disse sorrindo]. A minha saúde já estava atacada. Eu sentia dores de cabeça, tinha pressão alta e outros comprometimentos”, comentou.

Nas fotos cedidas pelo senamadureirense, tiradas todos os dias 18 de cada mês, é possível verificar o desenvolvimento satisfatório do propósito, que, de acordo com Marcelo, exigiu e exige determinação e esforço.

“Não é impossível como a maioria pensa, embora exija determinação e esforço, como qualquer outro propósito que a gente faz durante a vida. No início foi bem mais difícil, mas hoje eu consigo me dar bem com essa mudança”, enfatizou.

Um braço amigo

A retirada brusca dos alimentos não nutritivos de sua rotina causou um certo impacto em sua vida e, nas vezes em que, por episódios de tristeza Marcelo preferiu não encontrar ou amigos e deixar de frequentar os treinos, o seu colega Cristiano, por quem tem muita admiração, buscava-o em casa, acreditando no seu potencial.

Marcelo e Cristiano/Foto: Cedida

“Ele foi e é um amigo muito importante nesse processo. Acreditou muito em mim, assim como minha família. Lembro que quando eu estava meio triste, logo que iniciei a dieta, e não queria ver as pessoas ou sair de casa para ir aos treinos, ele vinha até minha casa, me buscava para ir à academia e me dizia que eu iria conseguir”, disse. “Tive muitos anjos na minha vida. Minha mãe, minha esposa, meus irmãos e amigos são parte importante disso”, continuou.

Avante, com garra

A mensagem deixada por Marcelo para as pessoas que desejam concretizar o seu mesmo sonho, tem a ver com “deixar a zona de conforto e ter mais amor pela vida”.

“A gente não pode pensar que porque podemos morrer a qualquer momento, também podemos comer tudo o que aparece. Longevidade tem a ver com qualidade de vida e investimento em saúde. Por isso, se você sonha em emagrecer – não apenas por uma questão de estética, mas, sobretudo, por uma questão de saúde -, deixe a zona de conforto, não desista e não pense que é impossível. O fato é que nada cai do céu. Que amemos nossas vidas e que sejamos fieis a esse presente que Deus nos deu: a possibilidade de viver. Se eu consegui, você também pode”, finalizou.

Atualmente, o acreano faz parte de uma academia na cidade, onde se exercita rotineiramente e tem amigos empenhados na mesma luta.

Força, Marcelo!

Sair da versão mobile