Friale fala sobre cheia em todo o estado: “Rio Acre vai transbordar em 3 dias”

O verão começa neste sábado (21), às 23h 19min (horário de Rio Branco) e terá a noite mais curta do ano. “É o fenômeno conhecido como solstício de verão, quando o Sol, no seu movimento aparente, fica posicionado verticalmente no ponto mais ao sul da Terra, ou seja, sobre o trópico de Capricórnio. Assim, este sábado e o domingo terão os dias mais longos do ano”, explica o pesquisador Davi Friale que fez uma previsão detalhada para o período, confira abaixo:

Como é normal, o verão, a estação mais chuvosa no sul da Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste do Brasil, assim como na maior parte do Brasil, começa com muita chuva.No entanto, nestes primeiros dias de verão, será a partir de domingo (22/12/2019), principalmente entre segunda-feira e quarta-feira, que as chuvas serão mais intensas no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.

No Acre e proximidades, estimamos acumulados pluviométricos médios entre 80 e 160mm, durante a semana do Natal, enquanto, em Goiás e Distrito Federal, pode chover entre 90 e 180mm.

No Acre e regiões próximas, a causa principal destas chuvas é a aproximação, entre domingo e segunda-feira, de mais uma frente fria fraca (não é frio), a qual, em contato com a elevada umidade que vem do Atlântico, provoca chuvas torrenciais na maioria dos municípios da região.

Rio Acre vai transbordar e trazer enorme quantidade de balseiros

Entre a última quinta-feira e esta sexta-feira, o nível do rio Acre, em Rio Branco, como previsto e alertado por nós, subiu acentuadamente. Às 15h desta sexta-feira, seu nível era 12,8m, enquanto, no dia anterior, marcava 11,5m, ou seja, subiu 1,3m em apenas 24h.

Neste sábado, o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingirá a cota de alerta, que é 13,5m, e, até a próxima segunda-feira, deverá transbordar, ou seja, passar de 14,0m. Nosso alerta, agora, é para a enorme quantidade de troncos e galhos de árvores (balseiros) que estão sendo trazidos pela correnteza do rio e que, certamente, muitos ficarão retidos nas colunas de sustentação das pontes de Rio Branco, caso não sejam adotadas medidas para evitar seu acúmulo. Alertamos, também, sobre o perigo para a navegação fluvial, já que as águas do rio ficarão tomadas por tais balseiros.
Nas cidades de Brasileia e Xapuri, o nível do rio Acre está próximo da cota de alerta, mas começará a estabilizar e, em seguida, baixar a partir deste sábado.No entanto, a situação poderá ficar preocupante, pois, as chuvas intensas que ocorrerão nos próximos dias poderão provocar uma enchente neste fim de ano.
Em Santa Rosa do Purus, o rio Purus, transbordou nesta sexta-feira, como previsto e alertado por nós na última quinta-feira. Nesta sexta-feira, seu nível atingiu 9,5m, sendo que a cota de transbordamento é 9,0m. Entretanto, já começou a baixar.

Alertamos, novamente, a cidade de Tarauacá, pois o rio Tarauacá deverá transbordar nas próximas horas. Já, os níveis dos rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, e Iaco, em Sena Madureira, no momento, não oferecem maiores preocupações.

PUBLICIDADE