Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas na pele e outros. Por isso, ao sentir os sintomas é recomendado que o cidadão procure, primeiramente, uma Unidade Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento médico e realização de exame.
Segundo a médica Janete Danielson, que está atendendo no Posto de Saúde do Agricultor, a dengue está afetando muitas pessoas. “Não é apenas uma doença simples. Quem adquire dengue precisa de cuidado, por isso, é importante que a população procure atendimento nas UBS”, frisou.
O primeiro atendimento tem que ser feito na UBS mais próxima da casa do paciente. “Estamos em surto de dengue, mas não podemos fazer em casa a automedicação porque somente o atendimento do médico é que vai determinar exatamente o que a pessoa tem. Então é muito importante que a população participe desse processo para fazermos tudo corretamente”, observa a biomédica Lisiane de Sá.
As UBS estão capacitadas para realizar o diagnóstico, por meio de exames clínicos, tomando por base os sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Desta forma, quando é passado o teste rápido se constitui, na verdade, em um exame complementar.
“O Posto de Saúde tem me ajudado muito, pois sou sempre bem recebido e os atendentes são pacientes, apesar da grande demanda que eles estão tendo agora. Eu consegui fazer meus exames e tive o resultado, ” conta Fábio Castro, paciente que está há oito dias com dengue.