ContilNet Notícias

Unimeta oferece 1º curso presencial de Gastronomia do Acre

Por ASCOM

O mercado de gastronomia está em ascensão no Brasil e também no Acre. Afinal, gostar de comer bem é uma das características do brasileiro. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 45 mil postos de trabalho estão à disposição em diferentes funções dentro das cozinhas.

Além disso, a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias e Alimentação aponta que um terço do orçamento familiar brasileiro é gasto com alimentação. A expectativa de crescimento é de 40% até o final de 2020.

Pensando em atender essa demanda e seguindo a tendência nacional, o Centro Universitário Unimeta trouxe o primeiro curso tecnológico presencial de Gastronomia do Acre. O curso tem a duração de dois anos e as aulas ocorrem no período noturno, das 19h às 22h30.

A coordenadora do curso, Gabriela Schely, explica que, ao contrário do que muitos pensam, o profissional em gastronomia possui conhecimentos que vão além de técnicas para preparar alimentos.

“Em gastronomia a gente estuda um pouco de matemática, um pouco de nutrição, cardápios, história da gastronomia, marketing, logística da cozinha, confeitaria, cozinha internacional, além de estágios, parte de bebidas e harmonização”, acrescentou.

Também não é preciso saber cozinhar ou entender sobre alimentos para iniciar o curso. “Qualquer pessoa pode fazer o curso até aquelas pessoas que não têm noção nenhuma, aquelas que não sabem fazer nem um arroz. No curso você aprende do zero desde cortar até as técnicas mais avançadas”.

Depois de formado, o profissional pode atuar em diversas áreas como chef de cozinha, personal chef, segurança alimentar, gestão, consultoria, indústria alimentícia e docência.

Mercado de trabalho

Assim como no restante do país, no Acre, o mercado de trabalho para profissionais da área está em expansão. Mais que isso, o mercado está carente de profissionais com formação. É o que conta a coordenadora.

“O mercado de trabalho aqui em Rio Branco para quem tem graduação em gastronomia é muito bom, porque não tem gente formada na área. Então, quando alguém quer montar um cardápio eles procuram uma pessoa com nível superior, que entenda do assunto, e não só de uma parte específica”.

Outra peculiaridade da região são os sabores e produtos que seguem em alta no mercado gastronômico. A Amazônia conta com grande variedade de ingredientes de fácil acesso para moradores da região, além de sabores marcantes. “Hoje em dia o mundo inteiro está voltado para a gastronomia amazônica e seus ingredientes”.

Sair da versão mobile