A cereja
A prefeita Socorro Neri tem recebido convites de vários partidos políticos para disputar a prefeitura de Rio Branco. O PSD, do senador Sérgio Petecão, e o Progressistas de Gladson Cameli, andaram cortejando a gestora, que tem se destacado pelo trabalho que vem fazendo em Rio Branco mesmo com pouco dinheiro nos cofres municipais.
Sem escândalos
Outro ponto positivo de Socorro Neri é que sua gestão nunca se envolveu em escândalos. Isso conta muito nesses tempos em que maioria dos prefeitos metem a mão na cumbuca de ‘cumforça’. Um prefeito de uma cidade aqui perto de Rio Branco anda bem enrolado. Mas tem outros que em breve irão receber a visita da Polícia Federal.
Muito querida
Socorro Neri é uma pessoa tão querida e respeitada, que conseguiu reunir em um evento realizado na última sexta-feira, jornalistas ligados a vários segmentos políticos, coisa que não se via no governo Tião Viana, por exemplo. Todos festejaram junto com ela o sucesso que foi no Prêmio de Jornalismo Jorge Said. Claro que isso se deve muito ao espírito democrático do governador Gladson Cameli, que sempre deixou a imprensa acreana muito à vontade.
Recesso branco
Se o Tribunal de Justiça entender que existe inconstitucionalidade na Lei de Diretrizes Orçamentária, decisão que será tomada dia 18, o recesso parlamentar deverá ser comprometido nesse mês de dezembro. Como prudência cabe em qualquer instância, é bom os deputados da base não marcarem passagens antes do Natal. Uma convocação extraordinária poderá acontecer, tudo vai depender do desembargador Bastos.
Desassistidos
Um assessor do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que nas horas de folga trabalha com Taxi compartilhado, faz corridas metendo o pau no governador Gladson Cameli. Ele explica com detalhes para os passageiros, os motivos que levaram o senador a se afastar, segundo ele, do grupo do Palácio Rio Branco. Informa a revolta dos que balançaram bandeira e não foram assistidos ou nomeados.
Pepino e abacaxi
O Secretário Alysson Bestene não tem mais dormido direito. Anda descascando muito pepino e abacaxi na Secretária Estadual de Saúde. Mas pelo silêncio dos ‘inocentes’, as coisas devem ter melhorado no Pronto Socorro e na Fundhacre. Todos sabemos que falta arrumar muita coisa no setor de saúde do Acre, mas sabemos, também, da boa vontade de Alysson.
Assuntos fundiários
Sexta-feira a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Ministério de Agricultura e Pecuária debateu com produtores e assentados, proposta do governo federal para a regularização de terras no Acre. Um dos maiores envolvidos na mobilização foi o presidente da FAEAC, pecuarista Assuero Veronez. Para ele, o tema é de fundamental importância para colocar pequenos produtores com possibilidades de investimentos.
Bittar agradece
O senador Márcio Bittar agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro por ele ter priorizado os projetos de ligação do Acre com o Peru via Pucallpa parabenizando toda a bancada federal pela alcance e a garantia dos recursos necessários para a concretização do sonho. Ele citou quando adolescente, as dificuldades que enfrentou com a família sem a BR 364. “Os meus olhos verão essa obra de ligação com o Peru” disse o senador.
Disposição
O senador Marcio Bittar venceu uma prova de mais de dez quilômetros no Circuito das Estações, realizada em Brasília neste domingo (8). Depois que virou atleta o homem está parecendo um manequim.
Abacaxi
O emedebista Heriberto Amorim deverá lançar seu nome como pré-candidato a prefeito da cidade de Tarauacá, onde os abacaxis são grandes. Ele aposta na unidade em torno de suas propostas para o desenvolvimento regional. O evento é no Teatro Municipal e pretende reunir correligionários e novos filiados.
Longe dos holofotes
Dizem que a maior dificuldade enfrentada por cardeais petistas é a de convencimento do prefeito Raimundo Angelim a voltar para o cenário político. O nome do professor é o que melhor circula entre a preferência do eleitorado. Apesar de ter feito um bom mandato, Angelim saiu da prefeitura meio desanimado e fez um mandato de deputado federal tímido. Há quem diga que ele não volta ao cenário. Mas em político tudo é possível. O nome dele aparece bem em todas as pesquisas.
Disposição
Senador Marcio Bittar conseguiu correr mais de dez quilômetros na Prova das Estações, ocorrida em Brasília neste domingo (8). Depois que virou atleta o homem está parecendo um manequim.
Célio Teixeira
Em Sena Madureira o PSDB de Toinha Vieira vai lançar uma boa chapa de candidatos para disputar cadeiras na Câmara de Vereadores. Célio Teixeira (na foto ao lado da esposa, professora inês) é um dos mais fortes. Ele já foi vereador e teve uma boa atuação na Câmara Municipal. Célio era o calo no pé do Nilson Areal, agora é uma pedra no sapato do prefeito Mazinho Serafim.
Vem quente
Quem conhece bem o ex-vereador Célio Teixeira sabe que ele não brinca em serviço. Foi um excelente secretário de Obras do município, e como vereador fez aquilo que o povo sempre pede: não soltava o calcanhar do prefeito.
Boa notícia
As 22 prefeituras do Acre podem comemorar, pois poderão fechar as contas de fim de ano com o recurso do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) , que deve cair neste mês de dezembro na contas dos municípios. O recurso é uma expectativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com a redação da Emenda Constitucional 55/2007, sob o 1% adicional do FPM não incide retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).