Natural de Mâncio Lima, o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, foi homenageado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 10, com o título de Cidadão Cruzeirense. A honraria é dada a pessoas que contribuem com o desenvolvimento da cidade.
A homenagem foi uma indicação do vereador Elenildo da Pesca. “Nada mais justo do que homenagear o Zequinha, não por ele ser vice-prefeito, mas por sua história de relevância, trabalho e dedicação ao nosso município”, endossou o parlamentar.
José de Souza Lima, mais conhecido por Zequinha Lima, mudou-se para Cruzeiro aos 13 anos. Em 1992 tornou professor do Estado, na mesma época também passou no concurso da Prefeitura. Atuou como professor regente de sala por mais de 20 anos em várias escolas da rede estadual e municipal.
O homenageado tem vasta experiência na gestão pública, já foi Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, sendo, em 2016, eleito vice-prefeito e no ano seguinte acumulou a função de Secretário Municipal de Educação, cargo que permaneceu por um período de dez meses.
“Esse é o dia mais feliz da minha vida. Quero agradecer a Câmara de Vereadores, em especial, ao Elenildo. Estou muito grato e para mim é só alegria, pois são 37 anos morando aqui e de fato já sou um cidadão cruzeirenses”, endossou Zequinha, que agradeceu a Igreja Católica por ter contribuído com sua formação.
Durante a solenidade, a banda de música do Exército também foi homenageada pelo Parlamento Mirim. “Esse é um prêmio de coletividade, que reconhece as nossas ações sociais e nos deixa muito honrados”, frisou o subtente e regente da Banda Musical do Exército Bonfado.
Histórico:
José de Souza Lima, mais conhecido por Zequinha Lima, nascido no Município de Mâncio Lima Acre. Estudou até a terceira série no Colégio São Francisco do referido município. Aos 13 anos de idade mudou-se para o município de Cruzeiro do Sul para estudar no Seminário Diocesano, onde concluiu o primeiro grau com sucesso.
Em 1985, ingressou no internato do Seminário Menor Espiritano pra começar a cursar o Ensino Médio, na Escola Instituto Santa Terezinha. Dois anos depois, decidiu abandonar o internato do seminário, mas continuou seus estudos do magistério na mesma escola, vindo a concluir em 1987. No mesmo ano, iniciou a carreira de magistério, atuando como professor provisório na Educação de Jovens e Adultos, na Escola Barão do Rio Branco, onde permaneceu por cinco anos consecutivos. Em 1992, foi aprovado no concurso público para professor de magistério do Governo do Estado do Acre e no mesmo ano aprovado também no concurso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Atuou como professor regente de sala por mais de 20 anos em várias escolas da rede estadual e municipal de Cruzeiro do Sul.
Em 1995, ingressou na carreira acadêmica, vindo a concluir o curso de Letras Vernáculo quatro anos depois e no ano seguinte concluiu sua especialização na área de Psicopedagogia. Ainda em 1998, foi eleito presidente do Sinteac, Núcleo de Cruzeiro do Sul, permanecendo no cargo até 2001. No início do ano de 2000, foi eleito vice – presidente do Sinteac estadual, permanecendo na função por dois anos. No mesmo ano, foi eleito o vereador mais bem votado, sendo reeleito para o cargo em 2004. De 2008 a 2010, exerceu a função de Assessor da Presidência da Assembleia Legislativa do Acre.
Em 2011, assumiu a função de Coordenador de Educação do Núcleo de Cruzeiro do Sul, ficando na função até dezembro de 2014. Em agosto de 2015, foi nomeado Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Turismo da prefeitura de Cz. Em outubro de 2016, foi eleito vice-prefeito e no ano seguinte acumulou a função de Secretário Municipal de Educação, permanecendo por um período de dez meses.