ContilNet Notícias

Com a canoa sem quilha, Gladson tenta atravessar mais uma ‘tempestade’

Por REDAÇÃO CONTILNET

A quilha

A saída de Ribamar Trindade do governo foi a mesma coisa de tirar a quilha de uma canoa. O governador precisa mesmo chamar sua base na Aleac e seus secretários para o barco não virar. Gladson enfrentou tantas tempestades no ano passado, e agora no início do ano enfrenta mais uma, e das fortes. Cameli tenta atravessar a tormenta. E deverá conseguir porque já passou por outras que abalaram as estruturas do governo, sem deixar o barco afundar.

Crise pode ser mais aguda

O governo do Acre começa 2020 enfrentando uma crise que nunca foi passageira. Incrível como Gladson Cameli administrou o Diário Oficial nos mais de 365 dias de mandato. Com a saída de Ribamar Trindade, corre o risco de outros nomes pedirem demissão, como no caso a secretária de Fazenda, Semíremes Dias, pelo menos era isso que estava desenhado antes do réveillon.

Chamou a base

Cameli se reuniu com sua base de deputados na Aleac no final da tarde desta quarta-feira (8) no palácio Rio Branco e pediu ajuda para superar a crise vivida pelo governo com a saída de Ribamar Trindade da Casa Civil. Maioria dos parlamentares estavam de férias com suas famílias. Uns estão nos municípios, outros viajaram para fora do estado. Mas pelo menos dez deles deram um jeito de atender o chamado do governador.

Agenda

Governador Gladson Cameli mantém a agenda positiva do Estado. Nesta quarta tem entrega de mais equipamentos para o setor de inteligência das polícias para fortalecer o combate ao crime organizado.

Ousadia

As facções, como resposta à operação Fecha Fronteira, tentaram invadir uma Unidade de Pronto Atendimento. O crime é organizado, por isso se movimenta de acordo com as forças do estado. O coronel Ulisses tem toda razão em cobrar maior participação da sociedade nesse movimento.

No Pará

No Estado do Pará, por exemplo, os índices de elucidação de crimes aumentaram a partir das denúncias anônimas feitas pela comunidade. E olha que proporcionalmente, por lá, a onda de violência foi muito mais ampla do que no Acre. Com a participação popular, as taxas reduziram.

Águas de março

Não sei quem disse ao Ministério da Justiça que o combate ao mosquito da Dengue se dá apenas nas águas de março. Essa notícia de que inseticidas só chegarão ao Acre no mês de março é uma aberração a inteligência do cidadão. Bom seria que os técnicos que estão nos gabinetes em Brasília, viessem ao Acre saber como é bom contrair uma Dengue.

Boa notícia

O aporte de R$ 1 milhão de reais para o fortalecimento do programa de cirurgias eletivas e o fim de demandas reprimidas é uma visão que merece elogios. Ainda bem que tem gente que pensa no Ministério da Saúde.

Zé Augusto

Uma pessoa muito próxima do prefeito afastado do município de Capixaba, José Augusto, revelou à coluna que um dos motivos que mantém o prefeito longe da cadeira é um alto figurão da lei, ligado a um partido político, que vem protelando o retorno do prefeito.

Café Mustache

Falando em Capixaba, sabe aquela dupla que foi presa por suposto desvios de recursos públicos na gestão do prefeito tampão, o Joãozinho. Elas foram vistas em luxuoso restaurante na capital com um ex-deputado. No cardápio, nada dos pratos exóticos servidos no buffet.

Novas diligências

A cada investigação aprofundada pela Polícia Federal maior é o rombo nas contas públicas. Licitações com entrega fantasma de medicamentos é apenas uma das denuncias que engrossam o dossiê contra alguns prefeitos.

Detalhes

O governo do Acre precisa ficar muito atento a detalhes. Isso faz diferença em uma gestão. O recado dado ao Padre Francisco, da Paróquia de Xapuri, com negativa total ao que foi pedido como ajuda na Festa de São Sebastião, tornam a gestão do Palácio Rio Branco insensível e porque não dizer ignorante.

Revolta

O tratamento nada republicano não se resume apenas ao Padre Francisco, os católicos de Xapuri estão revoltados. Detalhe, uma pesquisa quentinha feita na cidade revela que o governador Gladson Cameli estava bem avaliado na cidade.

Dialogando

A pré-candidata a prefeita de Tarauacá, Janaína Furtado, caiu em campo e já começou a dialogar com os partidos. Esse é o caminho mais aconselhável para quem decide por uma candidatura majoritária. O outro é tomar muito cafezinho nas casas.

Secretário de Meio Ambiente, Israel Milani integra a comissão/Foto: reprodução

Destaque

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) foi destaque nacional com um programa de artesanato desenvolvido na zona rural do município de Capixaba, projeto Porto Dias. Na dele, sem muito alarde, Israel Milani vai provando que é possível viver de forma sustentável com recursos chegando na ponta. Competente e comprometido com o projeto.

Sair da versão mobile