ContilNet Notícias

Comitê do Plano Acreano da Cultura Exportadora define ações para 2020

Por ASSESSORIA

Os representantes do Comitê Gestor do Plano Acreano da Cultura Exportadora (Pacex) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, na sede da FIEAC, para definir as ações que devem ser executadas ao longo deste ano. As propostas incluem maior integração do Estado com Ucayali, Madre de Dios, Porto Maldonado e Pando, realização de Feira Trinacional, Encontro Trinacional, capacitação empresarial no ramo de importação e exportação, encontro de especialistas em Comércio Exterior, entre outras atividades.

Durante a abertura do evento, o assessor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Acre, Assur Mesquita, que é um dos coordenadores do Pacex, fez um relato sobre as ações desenvolvidas pelo grupo desde sua criação e destacou, entre os avanços obtidos em 2019, adesões relevantes como da Receita Federal e do Gabinete do vice-governador, Major Rocha, como incentivadores do plano que visa fortalecer a cultura exportadora.

“Além disso, neste ano teremos uma parceria ainda mais forte com o Sebrae, com iniciativas de capacitação de empresários no segmento de importação e exportações. Já foram feitos encontros e palestras, e temos projetos a serem executados, dentro do âmbito do Plano Plurianual (PPA) do Sebrae, que irão ao encontro dessa necessidade de qualificação dos empreendedores locais e assim esperamos impulsionar o comércio exterior”, frisou Mesquita.

Ernandes Negreiros, diretor da Secretaria de Estado de Ciência, Indústria e Tecnologia (Seict), destacou que o governo do Estado tem participado ativamente do Pacex e, inclusive, disponibilizou um consultor que já tem feito um trabalho de orientação e capacitação de empresas para exportação. Ele também comentou sobre a proposta de aproximação entre Acre e Pucallpa, no Peru, que surgiu de uma demanda de empresários de Cruzeiro do Sul.

“É uma iniciativa muito importante essa missão que acontecerá em Ucayali nos próximos dias. De início, é uma agenda mais diplomática, mesmo assim, é primordial a presença de empresários para dar credibilidade e reivindicar o processo. Entendemos que a construção de uma estrada é essencial para termos um comércio intenso entre as fronteiras do norte do Estado. O governo quer criar condições para que essa integração aconteça e que seja protagonizada por empresários”, salientou Negreiros.

Fotos: Assessoria FIEAC

Também durante a reunião, foi aprovada a inserção do Comitê do Pacex dentro de uma Câmara Técnica do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre. A iniciativa foi elogiada pelo diretor-técnico do Sebrae/AC, Lauro Santos, que também falou de que forma a instituição em que atua pretende auxiliar o Pacex.

“A proposta de incluir o Pacex dentro de uma Câmara Técnica do Fórum de Desenvolvimento do Acre é excelente. Vamos iniciar as atividades de 2020 com uma programação e um cronograma todo estabelecido. Com essa organização e instituições sensibilizadas, a chance de lograr êxito é enorme O Sebrae está apoiando intensamente o Pacex e atuando de maneira integrada para que não façamos ações paralelas, pois a ideia é unir esforços e entender as demandas da classe empresarial para seguir no caminho certo e alavancar o comércio exterior no Acre”, assegurou o diretor-técnico do Sebrae.

Presente à reunião, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Acre, Fernando Bortoloso, agradeceu o convite do Comitê e enalteceu o papel do grupo. “O Pacex é muito importante para que possamos receber suas reivindicações e estudar estratégias para estabelecer diretrizes com o intuito de ajudar os empresários do nosso Estado, seja com orientações, empenho na desburocratização de diversos trâmites, entre outras ações. Estamos dispostos a auxiliar no avanço dessas pautas relevantes para o Acre”, asseverou Bortoloso.

Ainda no encontro, foi apresentado como está o andamento do projeto de consultorias para empresários realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No Acre, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) vem sendo conduzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC)

Outras pautas em discussão

Foi abordado, ainda, durante a reunião, a proposta de criação de um Porto Seco Privado, sugerido por um grupo de empresários acreanos; a fundação da rede de negócios Comex, que prevê a preparação e qualificação empresarial oferecida por instituições como Sebrae FIEAC, Seict, Fecomércio, Federacre e Faeac, além de outras ações.

Pautas prioritárias do Pacex para reivindicação

O Comitê do Pacex elencou as seguintes pautas para reivindicação e acompanhamento ao longo de 2020: conclusão da Ponte sobre o Rio Madeira, trafegabilidade da BR-364, revitalização das alfândegas e melhoria na prestação de serviços do Mapa nesses espaços de fiscalização nas fronteiras.

Assessoria FIEAC

Sair da versão mobile