A partir deste ano, o WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares que possuem sistemas mais antigos. A medida, segundo o Facebook (dono do mensageiro desde 2014), visa manter a segurança dos usuários do aplicativo: como sistemas antigos não recebem mais atualizações de segurança, o app poderia se tornar alvo de hackers, que poderiam explorar as vulnerabilidades desses aparelhos para atacar o WhatsApp, espalhando códigos maliciosos para outros usuários.
Windows Phone e Windows Mobile
Desde o dia 1º de janeiro de 2020, o WhatsApp já não funciona em celulares que usam os sistemas operacionais da Microsoft: Windows Phone e Windows Mobile. Alguns aparelhos até ganharam alguns dias a mais de suporte, mas, acabando esse tempo limite, o app vai parar por completo.
Android 2.3.7 Gingerbread
No sistema Android, o WhatsApp deixará de funcionar na versão 2.3.7 Gingerbread e anteriores. Estima-se que 0,3% dos usuários Android utilizam essas versões do sistema, ou 7,5 milhões de pessoas.
O suporte será mantido para o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich e versões posteriores.
iOS 8
Em celulares iPhone, o mensageiro será descontinuado no iOS 8 e versões mais antigas. Isso significa que, do iPhone 4 para trás, todos os modelos serão afetados.
No momento, temos 63 milhões de usuários do iOS que permanecem na versão 11 ou anteriores, o que inclui uma parcela do pessoal que não poderá mais usar o app.
Data limite: 1º de fevereiro
Atualmente, já não é mais possível baixar ou ativar o WhatsApp em aparelhos que rodam os sistemas antigos que foram citados. No entanto, é possível usar o app, caso ele já esteja instalado.
A partir do dia 1º de fevereiro, o aplicativo só vai funcionar integralmente em aparelhos rodando o Android 4 e o iOS 9. Nos sistemas mais antigos, ele começará a perder funções até deixar de funcionar por completo.
Outro sistema em que o app vai continuar funcionando é o KaiOS, na versão 2.5.1 ou superior.
Como checar a versão do seu sistema
Para checar a verão do Android do seu celular, acesse as configurações e depois toque em “Sobre o telefone”. É possível que seja necessário tocar em “Informação de software”.
Se você usa o iOS, toque em “Ajustes”, acesse o menu “Geral” > “Sobre” e depois toque em “Versão do software”.