ContilNet Notícias

Conif publica nova nota repudiando decisão do presidente Jair Bolsonaro

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Repúdio ?

O Instituto Federal do Acre repudiou, mais uma vez, a MP nº 914/2019, que trata da interferência do governo na escolha de novos reitores. “Em defesa da democracia e da autonomia institucional, o Conif repudia a MP nº 914/2019!”, exclamou a instituição em nota replicada do Conif.

O Conif é o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A nota ✍

Para o Conif – e para o Ifac também, que replicou a nota – o processo é transparente e deve ser mantido como era antes da MP. Os processos eleitorais na Rede Federal são consolidados e reconhecidos pela transparência e segurança jurídica, garantindo uma contínua prática de aprimoramento da gestão institucional. Assim, reitores e diretores-gerais são eleitos por voto direto e uninominal, sem lista tríplice, respeitando a paridade entre estudantes, professores e técnico-administrativos”.

Acesse aqui a nota em formato PDF.

Chocante ❌

Homem vive maritalmente com filha deficiente há quase 10 anos com quem teve um filho. Leia aqui.

Contraste ?

Enquanto registramos no Acre índices de chuvas que fizeram os níveis dos rios dispararem em um curto espaço de tempo, nível de hidrelétricas de Sudeste e Centro-Oeste é o menor em 4 anos.

A informação foi publicada pelo G1.

Previsão do tempo ⚡

Previsão é de mais chuvas/Foto: Reprodução

Friale: “No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, as chuvas, em alguns pontos, devem começar na noite desta quinta-feira para sexta-feira. O tempo instável, com alta umidade do ar e chuvas diárias, deve continuar até segunda-feira. Nos momentos sem chuva, a sensação será de calor abafado”.

Motivo ☔

De acordo com Friale, as causas dessas chuvas neste fim de semana são a incursão de intensos pulsos úmidos do Atlântico e a formação simultânea de dois sistemas atmosféricos: “A Alta da Bolívia (AB) – desta vez sobre o Paraguai -, que gira no sentido anti-horário, e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) – desta vez sobre o Maranhão -, que gira no sentido horário. A circulação destes dois sistemas favorece a incursão de umidade do oceano Atlântico e, assim, provocando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)”, diz o pesquisador.

Bom dia! ?

Sair da versão mobile