Já traçou seus objetivos e metas para 2020? Confere essas dicas

E Então, o ano já começou pra você ou só após o carnaval? Se você já tem bem definidos seus objetivos e metas para 2020, você já está alguns passos á frente, mas, não muitos. Não basta planejar se não executar.

E já que falei em executar, vamos começar diferenciando metas de objetivos. As metas têm muito mais a ver com a execução, são ações variáveis que você realiza para chegar ao seu objetivo, que é o resultado almejado.

Vamos de exemplo.

Objetivo: Crescer a carteira de clientes até três vezes mais.

Metas: Visitar no mínimo 5 possíveis clientes por semana.

Essas definições te aproximam das realizações. Pessoas com metas e objetivos bem definidos sabem exatamente onde querem chegar e fazem uma boa ideia do caminho que devem percorrer. Imagine que a vida é como um barco a velas: definir um caminho e ajustar as velas sempre que for possível é imprescindível para chegar ao destino. Se as velas são ajustáveis, isso significa que você pode remanejar, se for preciso.

Metaforicamente, ainda considerando que você é o barco, você não pode e não quer ficar à deriva no oceano, você precisa conhecer o seu destino. Não importa para onde os ventos soprem, o importante é ter o controle das velas.

Dicas sempre são bem vidas.

  1. Não faça apenas arquivo mental dessas metas e objetivos, externe de alguma forma, papel e caneta, planilha, agenda, não importa, materialize suas ideias.
  1. As metas podem ser de curto, médio e longo prazo. Eu gosto de traçar metas a cada seis meses. Isso me ajuda a repensar se estou no caminho certo e me garante no meio do ano a empolgação do dever cumprido e dos novos desafios.
  1. Defina prazos para o cumprimento das atividades. Esses prazos te ajudam a realizar tarefas de acordo com a ordem de importância e te deixa menos ansioso e evita que você se descomprometa com a meta.
  1. Você pode formatar um plano de ação. Tipo assim: segunda, 8:00h ás 10:00h, farei ligações de prospecção. Das 17:00h as 18:00h enviarei e-mails de prospecção.
  1. Tenha parâmetros indicadores que vão te mostrar se você cumpriu com o que desejava. É interessante executar as ações e parar para avaliar o que está sendo feito.

Tenha metas SMART

S – Specific / Específica. Direcionada para um objetivo claro.

M- Measurable / Mensurável. Que você possa avaliar o cumprimento.

A- Achievable / Alcançável. Tenha em mente que não está criando metas aleatórias e irrealizáveis.

R- Realistic / Realista. De acordo com a sua realidade que ações são possíveis.

T – Time- Based/ Tenha prazo. Prazos ajudam a manter o foco.

PUBLICIDADE