Nesta sexta-feira (24) o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) Ney Amorim, completa 43 anos de vida ao lado da família.
Amorim, além de ser uma pessoa considerado por muitos ‘humilde’ e ‘respeitoso’, tem uma trajetória política invejável: foi deputado estadual por três mandatos, ficando na Casa Legislativa por 12 anos.
Em seu último mandato, em 2014, além de ter sido eleito como o deputado mais votado, conseguiu ser presidente da Casa do Povo por unanimidade.
Em 2018, não se elegeu senador da República, porém, teve uma votação expressiva e segue nos bastidores políticos como uma das grandes lideranças do Acre. Atualmente, Ney passa boa parte do tempo ao lado da família: da esposa e dos filhos.
Biografia
Filho de Josué Amorim, que foi vereador de Rio Branco, e da dona Graça Amorim, Ney Amorim nasceu e passou toda sua juventude na região da Baixada de Rio Branco no Acre, onde ainda hoje moram seus pais e alguns familiares.
Formado em administração de empresas, ele é casado e pai de três filhos.
Aos 29 anos, Ney que na época era policial civil, candidatou-se a deputado estadual pelo Acre, recebeu 3808 votos, mas não foi eleito, porém, assumiu como suplente.
Aos 34 anos, candidatou-se novamente a deputado estadual pelo Acre, e foi eleito com 5.570 votos. Durante (ALEAC).
Em 2014 candidatou-se pela terceira vez a deputado estadual, e foi reeleito com 10.213 votos, a votação mais expressiva para deputado estadual no Acre. Iniciou o terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), conquistando dois feitos, o de ser o mais jovem a presidir a casa de leis e o único petista da Frente Popular do Acre a assumir o parlamento.