Os professores José Aparecido Pereira, o “Nino”, e Vicente Cerqueira faleceram na segunda-feira (20), de causas naturais, em cidades diferentes: Nino, em Goiânia (GO), e Cerqueira, em São Paulo.
Nino era professor do Departamento de Educação Física; Cerqueira, lecionava Letras, ambos na Universidade Federal do Acre (Ufac), cuja reitora, Margarida Aquino, emitiu nota de pesar pela morte de ambos os mestres. Era paulista e chegou ao Acre, no final da década de 1970, como jogador de futebol e, ao deixar os gramados, dedicou-se à educação física e graduou-se na área. Vicente Cerqueira, natural da Bahia, já chegou ao Acre, nos anos 80, como mestre em letras, especializado no vernáculo francês.
Os dois professores morreram de causas diversas. Nino, de ataque cardíaco, quando se preparava para uma cirurgia; Cerqueira, de câncer. A família de Nino já decidiu que vai sepultá-lo no Acre. A de Cerqueira ainda não informou se vai trasladar seu corpo para o Acre.
A morte dos professores repercutiu muito na sociedade local, principalmente entre alunos e professores da Ufac. Perdas irreparáveis para a nossa academia”, definiu a reitora Guida Aquino.