25 de abril de 2024

Após exoneração, Gladson agradece Maria Alice; primo de Roberto Duarte assume

A edição do Diário oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (20) está circulando com o decreto assinado pelo governador Gladson Cameli exonerando a secretária de Estado de Planejamento e Gestão Administrativa (Seplag), Maria Alice Melo, e já com a nomeação de seu substituto interino. Trata-se de Guilherme Schirmer Duarte, que já desempenhava a função de Diretor de Gestão de Pessoas da Seplag.

Ele vem a ser primo do deputado estadual Roberto Duarte, virtual candidato do MDB à Prefeitura de Rio Branco, que se rotula de parlamentar independente na Assembleia Legislativa e se jactava de não ter feito nenhuma indicação de parentes, agregados ou de aliados para a composição do Governo.

Maria Alice deixou o cargo nesta quarta-feira/Foto: Reprodução

Engenheira civil com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, Maria Alice é reconhecida como um dos grandes quadros do MDB, partido ao qual ela é vinculada. É prima-irmã do deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC), de quem foi assessora na Prefeitura de Rio Branco, depois no Governo do Estado e no Senado da República, por onde o parlamentar passou nos anos 80 e 90.

Inicialmente nomeada como secretária de Gestão Administrativa, ela passou a acumular a Secretaria de Planejamento de forma interina assim que houve a primeira baixa do Governo, a exoneração do então secretário Raphael Bastos, pouco mais de 60 dias depois de ter assumido o cargo. Uma vez acumulando as duas pastas, Maria Alice passou a atuar de forma a acumular o poder das duas secretarias e não queria mais a cisão dos dois órgãos.

“Foi só o governador falar em voltar à condição original das duas secretarias, já que a experiência da fusão não vinha dando certo pelo acúmulo de trabalho, e a secretária endureceu o pescoço e quis mandar no Estado mais que o governador”, disse uma fonte do Palácio Rio Branco, “Foi preciso o governador dizer com todas as letras que quem manda no Estado é ele e que ela seria exonerada se não quisesse seguir suas diretrizes, seja ela prima e irmã de quem quer que seja”, acrescentou a fonte.

Ainda não se sabe qual o destino ou o futuro da ex-secretária. Mas é quase certo que ela vá para o gabinete de Flaviano Melo, cujas relações com o Governo do Estado parecem ter azedado de vez. O deputado, mesmo tendo sido eleito na mesma coligação que elegeu Gladson Cameli governador, vinha dando calado como resposta na hora de ajudar o Estado ou a defender o Governo. Agora, com a exoneração da prima mais que querida, deve voltar o velho rancor contra Gladson Cameli.

O governo do estado, por meio de uma nota, agradeceu Maria Alice pelo trabalho desempenhado.

NOTA PÚBLICA

O Governo do Estado do Acre vem a público declarar gratidão, respeito e admiração pela engenheira civil, Maria Alice de Araújo, que durante um ano e dois meses desempenhou com honra e competência o cargo de secretária de Estado de Gestão, acumulando ainda a função de secretária de Estado de Planejamento, e dessa maneira contribuindo para o projeto de desenvolvimento do governador Gladson Cameli para o estado do Acre.

A exoneração da secretária deu-se por iniciativa da própria, tendo a administração pública o dever de respeitar e desejar à nobre Maria Alice de Araújo ainda mais sucesso em sua carreira profissional.O Governo do Estado do Acre segue com seus desafios diários, muitos herdados do passado, outros naturalmente impostos por uma sociedade em movimento, que vive um presente trabalhando e pensando um futuro que ofereça dignidade e cidadania para todos.

Com o apoio, a dedicação e compromisso de todos seguiremos, e assim alcançaremos o Acre de paz e progresso que tanto sonhamos.

Gladson de Lima Cameli
Governador do Estado do Acre

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost