O Centro Universitário Uninorte lançou na noite de segunda-feira, 10, no auditório do bloco E, o “Método de Ensino Plenitude”. Esse método é único no Brasil e a Uninorte é a primeira instituição de ensino superior que tem felicidade como disciplina. O novo modelo de ensino foi lançado durante a Jornada Pedagógica – evento que ocorre semestralmente antes do início das aulas e visa renovar conhecimentos, conhecer novas técnicas. Atualizar o docente.
O “Método de Ensino Plenitude” fundamenta-se na compreensão da palavra plenitude, “estado do que é inteiro, completo, íntegro”. Este modelo volta-se para a construção da formação integral do acadêmico durante a graduação, comprometendo-se com o desenvolvimento de competências que não visam apenas maior conhecimento, mas também desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes necessárias para a construção de uma sociedade mais humana, justa e disposta a valorizar o bem-estar comum.
Segundo a pró-reitora Acadêmica Vanessa Igami, o Método Plenitude vem sendo gestado desde 2015, mas a completa inclusão ocorre em 2020. “A disciplina de felicidade é para integrar todos os cursos, quando o aluno chegar no mercado de trabalho ele saberá a importância de cada profissão, o papel de cada uma, como se relacionar. Isso tudo respeitando o ser humano”, conta.
Além do lançamento do novo modelo de ensino, os presentes no auditório assistiram uma palestra ministrada por Gustavo Arns, intitulada “A Ciência da Felicidade”. Mostrando por meio de estudos a felicidade como ciência.
Símbolo do método de ensino
O cata-vento é o símbolo do Método Plenitude e diz respeito à dinâmica de movimentação acadêmica a partir do principal ativo do Centro Universitário Uninorte, as pessoas. Ir ao encontro das pessoas.
Pilares estruturantes do Método de Ensino Plenitude
O “Método de Ensino Plenitude” tem os seus pilares estruturantes aliados aos saberes necessários à Educação para o Século XXI/UNESCO, que são: Aprender a Aprender; Aprender a Fazer; Aprender a Ser e Aprender a Conviver.