A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) publicou uma nota na tarde desta quinta-feira (6), informando que o inseticida Cielo, substância utilizada no combate ao mosquito da dengue, será enviado para os municípios em situação crítica no estado, como é o caso de Cruzeiro do Sul.
A decisão foi tomada por conta da pouca quantidade enviada pelo Ministério da Saúde.
A quantidade de casos registrados no município é preocupante, de acordo com as autoridades.
Confira a nota na íntegra.
Nota Pública
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), vem a público informar acerca do fornecimento do inseticida Cielo, substância utilizada no combate ao mosquito da dengue, que devido à pouca quantidade fornecida pelo Ministério da Saúde, o departamento irá priorizar os municípios em situação crítica, como é o caso de Cruzeiro do Sul.
No domingo, 9, a equipe da Sesacre encaminhará o inseticida ao município que deve iniciar a aplicação nos bairros na mesma semana.
É imprescindível salientar a importância da colaboração da população no controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, mantendo a limpeza e saneamento de suas casas para que não haja criadouros.
O inseticida é uma substância utilizada como último recurso no combate ao mosquito transmissor da dengue, quando todos os outros recursos de prevenção não forem eficazes.
Rio Branco, AC, 6 de fevereiro de 2020
Márcia Andrea de Abreu Morais
Chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial
