Governo do Acre dá dicas de segurança para quem vai pular as últimas noites de Carnaval

O Carnaval é uma festa popular tradicionalmente comemorada em diferentes locais do mundo. No Brasil, é um símbolo cultural conhecido como o maior espetáculo da terra. Os foliões buscam diversão e muita alegria durante os quatro dias que antecedem à Quarta-Feira de Cinzas.

Mas é importante tomar alguns cuidados para evitar possíveis transtornos. Assim, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançou a campanha do Carnaval 2020 “O Acre pela vida e a folia garantida”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, explicou que o objetivo da campanha é orientar os foliões quanto aos cuidados com a segurança. “As forças policiais estarão com o efetivo reforçado nas ruas durante todos os dias de Carnaval, mas é necessário que a população também esteja atenta para estas regras que são básicas, mas que podem evitar muitos transtornos”, afirmou.

A campanha consiste em spots de rádio e cards para as redes sociais, por meio dos quais os foliões são alertados quanto aos cuidados com a segurança. Assim, se você deseja brincar o Carnaval com tranquilidade, fique atento às instruções.

Blitz de Segurança

Ao passar por uma blitz, reduza a velocidade, abaixe os vidros, e acenda a luz interna do seu veículo. Apresente os documentos e fique atento às ordens das autoridades. E antes de tudo, lembre de usar o cinto de segurança.

Bebidas alcoólicas

Tome cuidado com o uso excessivo de bebida alcoólica. O Carnaval é um momento festivo onde todos comemoram com alegria. Não deixe o álcool acabar com a festa. Sua vida é muito mais importante. E lembre: bebida e direção não combinam. Portanto, se beber, não dirija.

Dinheiro no bolso

Evite levar grandes quantias em dinheiro na bolsa ou carteira e dê preferência ao uso do cartão de crédito ou débito. Leve a carteira sempre no bolso da frente da calça.

Se tiver que realizar pagamento em dinheiro, use preferencialmente cédulas de baixo valor e procure não contar dinheiro em locais de muito movimento, pois alguém pode se esbarrar e você pode perder seus pertences.

Celular

Muito cuidado ao usar o celular. O momento é de folia e todo mundo quer tirar aquela foto para mostrar aos amigos, mas todo cuidado é pouco. Guarde o aparelho em um lugar seguro, nunca no bolso de trás da roupa, e atenção para não deixá-lo cair no meio da multidão.

Pequenos Foliões

Evite levar crianças para locais com grande aglomeração de pessoas. Mas caso queira levar os pequenos para se divertir, procure ficar em locais mais calmos e sem muita agitação, onde seus filhos brinquem com espaço e segurança.

Procure não se afastar deles e utilize no seu filho uma pulseira de identificação com o nome e o número de telefone do responsável. Além disso, oriente a criança a procurar a polícia ou bombeiro caso venha a se perder.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost