Sob as lideranças do senador Márcio Bittar e do deputado estadual Roberto Duarte, pré-candidato a prefeito de Rio Branco, o MDB, um dos maiores e mais tradicionais partidos políticos com atuação no Estado, está, desde o início deste sábado (08), em caravana pela maioria dos municípios do Alto Acre. Na manhã de hoje, a caravana, que é composta ainda pelo ex-prefeito de Brasiléia Aldemir Lopes e pelos ex-deputados estaduais João Correia, Chagas Romão e Vagner Sales, parou em Xapuri para o lançamento oficial da pré-candidatura à Prefeitura do município do advogado Venícius.
O MDB também vai a Brasiléia, juntar os cacos para enfrentar a conceituada prefeita Fernanda Hassem, discutir candidaturas do Partido no município e em Epitaciolância. Em Brasiléia, são grandes as chances de o MDB participar da disputa com a candidatura da ex-prefeita Leila Galvão. Militante do PT, partido pelo qual foi prefeita e deputada estadual, Leila Galvão tem sua origem política no MDB, partido pelo qual foi vereadora também em Brasiléia. Ela ficou de dar resposta aos dirigentes do MDB, se se filia ou não ao Partido para a disputa à Prefeitura para enfrentar a atual prefeita petista Fernanda Hassem, sua ex-aliada, ainda na noite deste sábado, numa reunião prevista para começar às 19 horas, no Hotel “Pousada do Moreira”.
Em Xapuri, o advogado Venicius foi aclamado pré-candidato por 21 votos dos convencionais do MDB xapuriense. No discurso de agradecimento, ele disse: “Voltei para Xapuri para realizar um sonho porque a matéria prima mais concreta da política é o sonho. Nós não podemos fazer política nem campanha sem sonhos”, disse. “Hoje é um dia histórico porque é o encontro da realidade com o sonho. Eu começo a contribuir para que Xapuri tenha uma vida melhor, para que nosso município não figure sempre na lista dos menos abastados, na lista dos municípios que menos cresce, o município que vive olhando pelo retrovisor e vivendo das glórias passadas – não que não devamos nos orgulhar da história de Xapuri, que é de fato marcada por grandes eventos. A Revolução Acreana começou em solo xapuriense. De Xapuri, saíram grades ambientalistas e personalidades. Mas não podemos viver olhando para o relógio do tempo e esquecermos do presente e do futuro. Minha candidatura tem o objetivo e o compromisso de olhar para o futuro de Xapuri”, disse o pré-candidato.
A clareza do discurso do pré-candidato Venícius foi muita elogiada pelas lideranças do MDB presentes ao evento. Márcio Bittar disse que o MDB de Xapuri está maduro e pronto para ajudar a desenvolver o município e anunciou que uma grande obra, o asfaltamento da “Estrada Variante”, ligando-a à BR-317, paralela à chamada “Estrada da Borracha”, vai começar este ano, com recursos garantidos por sua ação parlamentar no Senado, ao assegurar mais de R$ 22 milhões. De acordo com o senador, a luta agora é para garantir os recursos necessários para construção da ponte sobre o rio Xapuri ligando a cidade à localidade de Sibéria.
O deputado Roberto Duarte disse que Vínicius, além de bom profissional da advocacia, começa a se firmar também como um bom político, de objetivos e posições claras. “O Vínicius está pronto”, definiu.
De Xapuri, a caravana do MDB segue para Brasiléia, onde vai discutir também a situação do MDB de Epitaciolândia. Ali o Partido deve discutir a possibilidade de se coligar com o PSL, indicando o vice do candidato a prefeito Everton. O indicado seria o advogado e empresário Torres. “Mas isso só vai ser discutido hoje à noite”, disse, sem revelar maiores detalhes, o possível candidato a vice do MDB.
Nesta reunião noturna, será discutida a situação do MDB de Brasiléia, que está de fato fazendo gestões para trazer de volta à sigla a ex-prefeita e ex-deputada Leila Galvão. “Há 80 por cento de chances de a Leila bater o martelo a favor do MDB”, disse uma fonte que participa da caravana.