O preço é o principal fator de compra para os brasileiros consideram

Existem muitos elementos de decisão que podem favorecer a compra de um determinado produto em detrimento de outro. Para o povo brasileiro, um dos principais fatores de decisão parece ser o preço. Saiba mais.

Os mercados internacionais estão em mudança e a influência do mundo digital neste processo é visível. Várias estratégias de marketing adaptam-se, hoje, às tecnologias mais recentes e os estudos avaliam as escolhas dos consumidores, para potenciar as vendas e as dirigir às necessidades e expetativas dos compradores.

Muitos aspetos surgem como fator de decisão no momento de um consumidor decidir se compra ou não um determinado produto. O gosto pelo produto em si, o apelo da marca e o preço são exemplos claros de elementos que o público considera e que podem ajudar a que uma loja online seja mais procurada do que as demais.

Perceber quais os elementos mais importantes no momento de motivar a compra tem sido um dos objetivos dos estudos de marketing, sendo que a resposta a esta questão modela, em grande medida, as ações e as estratégias aplicadas.

Com o aumento da concorrência, motivado pelo aparecimento de cada vez mais espaços de e-commerce, esta avaliação tornou-se mais importante do que nunca e o povo brasileiro esteve sob escrutínio no que respeita aos seus hábitos de consumo e às suas escolhas.

Vale a pena recordar que, apenas em 2018, o número de lojas online internacionais aumentou em 20%, o que cria um vasto leque de alternativas para os consumidores e exige a que se considerem os elementos decisores no momento de escolher comprar num espaço comercial digital ou outro.

Venha saber, segundo as mais recentes análises, de que forma o povo brasileiro escolhe os produtos que compra online.

Interesses do comprador brasileiro no mercado online

Um estudo levado a cabo pela Consumoteca em parceria com a Zoom pesquisou os hábitos e as preferências dos consumidores brasileiros, tendo juntado uma amostra de mais de 5 mil pessoas para analisar quais os fatores preponderantes de escolha de produtos para que faz compras online.

Esta pesquisa concluiu que a precificação de produtos é um dos elementos que os consumidores mais consideram, sendo que os clientes digitais parecem sempre procurar os preços mais baixos. Embora o cenário económico brasileiro apresente algum crescimento, a preocupação com os gastos na compra dos produtos parece continuar entre as principais dos brasileiros.

Sem negar que existam outros fatores de ponderação, os clientes continuam a ligar principalmente aos preços dos produtos, sendo que existe a tendência para procurar o mesmo produto em diversas lojas online, optando-se por aquela que o apresenta a um preço mais acessível.

Com um mercado de e-commerce mais competitivo do que nunca, o cliente tem sempre mais do que uma oportunidade de conseguir o produto desejado, o que faz com que os brasileiros saibam que existe sempre a possibilidade de encontrarem o produto que desejam por um preço mais baixo. Além disso, muitos dos inquiridos afirmam também que recorrem a sites de comparação de preços, que fazem, por si, este tipo de trabalho.

O estudo realizado concluiu que a exigência, a segurança e a maturidade do cliente do século XXI é parte da evolução dos tempos e se trata de uma adaptação às próprias mudanças no mercado digital.

O novo perfil dos clientes online

O mercado de vendas digitais mudou e, como é natural o próprio cliente alterou-se, também, para se adaptar às novas lógicas de mercado.

Hoje em dia, além de existirem mais lojas online, onde se torna possível encontrar os mesmos produtos com preços diferentes e promoções distintas, existem também sites que permitem que a comparação de preços entre lojas seja feita de forma mais simples, identificando o preço que cada produto toma em diferentes lojas.

Todo o processo de adaptação ao cliente que levou ao aparecimento desse tipo de estrutura fez com que, de forma natural, o próprio consumidor se adaptasse e tornasse mais ativo na análise antes de comprar seus produtos.

O novo perfil de comprador parece ser, não só mais ativo, mas também mais crítico, mais seguro, mais maduro e mais exigente, o que faz com que cada loja online tenha a necessidade de se esforçar para superar as concorrentes.
No que diz respeito ao preço, os clientes exigem, hoje, preços mais equilibrados e competitivos. Falamos, pois, de um cliente que não aceita pagar mais quando tem alternativas mais econômicas e igualmente apelativas.

O novo cliente cria, no mercado, a necessidade de se tornar mais inovador, mais dinâmico, mais competitivo e mais fluido, para dar resposta a esse novo consumidor. O encontro com novas estratégias de marketing digital nasce, também, dessa necessidade de chegar ao novo cliente, respondendo às suas necessidades e cativando a sua confiança no momento da compra.

PUBLICIDADE