24 de abril de 2024

Segurança deve mostrar os políticos que cobram medidas, mas trabalham para o crime

Apoio federal

O mínimo que se esperava da nossa bancada federal era o encontro com Sérgio Moro e o pedido de ajuda na intervenção na Segurança Pública. A criação de um grupo de trabalho, se sair do papel, poderá ser um auxílio no combate ao crime organizado. É preciso fortalecer além das fronteiras, o setor de inteligência.

Virá à baila

O Comando da Segurança Pública deve jogar no ventilador, nos próximos dias, os nomes de algumas lideranças políticas que vivem cobrando ações do estado, mas, que trabalham para o crime organizado.

Discurso duro

Coronel Ulysses, comandante da Polícia Militar do Acre, tem feito um discurso duro com quem figura de bom moço de dia e à noite dorme nas portas das delegacias defendendo bandido.

Apoio de Damares

A senadora Mailza Gomes (Progressistas) foi pedir o apoio da Ministra Damares para o desenvolvimento de ações de humanização na ajuda do combate ao crime organizado no Acre. A ministra prometeu envolvimento pessoal na luta e garantiu que o governo federal vai olhar de forma diferenciada para o problema que atinge famílias de bem.

Foi ao vento

Foi ao vento e perdeu o assento. Quem já não ouviu esse dizer popular?! Pois é, isso aconteceu no segundo escalão do Palácio Rio Branco. Lembra a história que a coluna contou de duas damas da socialite que estavam literalmente se engalfinhando? Uma delas saiu de férias e perdeu um dos cargos mais cobiçados.

Barraco

O barraco acontecia praticamente na cozinha da Casa Civil e, finalmente, alguém tomou uma providência. Como diz outro ditado popular, o pau quebrou do lado mais fraco. Nomeação que saiu no diário oficial de terça-feira, pra variar, apresenta mais um petista de carteirinha na estrutura do governo Gladson Cameli. O indivíduo teve lotação alterada da SEDUR para o prédio em frente à Casa Civil.

Franco atirador

O Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) comprou briga mesmo com o sistema de segurança. Na presença do ministro Sérgio Moro, dedurou o coronel Paulo César, com relação as alfinetadas dadas na Força Nacional. Quem presenciou a cena disse que clima foi constrangedor.

Sem surpresas

O governo demorou mas vai mudar a direção do IAPEN. Não é admissível um gestor público comprar tantas brigas com o Poder Judiciário. Lucas Gomes deve ir para um cargo estratégico dentro da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Afinal, depois de se expor tanto, não é nada aconselhável ser colocado em escanteio.

Representado

A coluna teve acesso ao protocolo em que Lucas Gomes foi representado junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por, supostamente, deixar de cumprir regras da Lei de Execuções Penais.

De olho no cargo

A nota publicada pelo Sindicato dos Policiais Penais repudiando a possibilidade de um delegado assumir o IAPEN, deixa claro, como vinha sendo tratado nos bastidores, a saída de Lucas Gomes. MDB e Democratas travam uma briga interna para ocupar a vaga.

Gehlen fica

O líder do governo, deputado Gehlen Diniz, fica no cargo. Uma reunião com o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, e o presidente da Aleac, deputado Nicolau Junior, trouxe equilíbrio para as relações institucionais. Como a coluna disse, Nicolau tende a ajudar mais a relação política do Palácio Rio Branco.

Pagando na mesma moeda

As criticas feitas durante a sessão solene da última terça-feira (4) na Assembleia Legislativa do Acre, destoando do protocolo, é um pagamento na mesma moeda do que o vice-governador Major Rocha fez durante quatro anos no parlamento contra o ex-governador Tião Viana.

Longe daqui

Rocha, no entanto, preferiu não passar pelo mesmo constrangimento. Se mandou para Assis Brasil. Coube ao secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, viver o clima. Para quem já foi criticado por falta de habilidade política, Trindade se saiu muito bem, foi republicano e classificou as criticas como ambiente saudável à democracia.

Muito otimista

A secretária Eliane Sinhasique está muito otimista com a organização dos povos indígenas no Acre. Durante entrevista na Rádio Aldeia FM ela disse que esse segmento é um dos mais aquecidos no turismo, atraindo muitos gringos e dólares que fortalecem a economia local.

Carnaval

O povo Huni Kuin aproveita o feriado de carnaval para realizar a I Vivência Carnaval Huni Kuin, que acontecerá dos dias 21 a 25 de fevereiro, na Aldeia São Francisco, em Feijó.

Programação

Na programação estão incluídas refeições tradicionais, pintura corporal, brincadeiras indígenas, danças, aplicação da vacina do Kambo, uso do rapé e ayahuasca, contação de histórias, cerimonias de cura, dentre outras atividades.

Projeto

A Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), lançou o Projeto Empreender para Crescer na Escola da Vida, no Teatrão.

Vocação profissional

O projeto visa despertar o espírito empreendedor nos jovens acreanos, em idade escolar, a fim de diminuir a violência e criar melhores expectativas de ocupação e renda de forma formalizada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost