Segurança investe nos ‘cães agentes’ para monitorar presídio de Senador Guiomard

Eles são considerados os melhores amigos do homem e, em Senador Guiomard, serão fortes aliados na segurança do presidio do município. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) inaugurou no início do mês o primeiro canil instalado dentro de uma unidade penitenciária em todo o estado.

O canil conta com depósito de ração, sala de trato, alojamento para os adestradores e local destinado para abrigar os animais/Foto: Divulgação UPQ

De acordo com informações da assessoria de comunicação da instituição, o prédio construído com recursos próprios, em parceria com o Poder Judiciário custou R$ 20 mil em materiais, sendo utilizado como mão de obra o trabalho dos próprios detentos.

“Nós já temos um outro canil em construção, no presídio de Cruzeiro do Sul e, ainda, um projeto aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a construção do canil do Complexo Penitenciário de Rio Branco, com um recurso de mais de R$ 500 mil”, afirmou o presidente do Iapen, Lucas Gomes. Apesar de o investimento ser uma novidade, a instituição já trabalha com cães desde 2012.

Cães penitenciários nos corredores de segurança são comuns em presídios em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE