Ícone do site ContilNet Notícias

Servidores da Ufac podem entrar em estado de greve nesta quarta-feira

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Ufac - Campus Rio Branco. Foto: Reprodução.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Acre (Sintest) convocou todo o corpo técnico da Universidade Federal do Acre (Ufac) para uma assembleia a ser realizada nesta quarta-feira (12), às 9h, no auditório Pedro Martinello, no campus de Rio Branco.

Entre as pautas, será debatida a aprovação ou não do estado de greve. Essa é uma etapa que antecede o indicativo de greve e serve para alertar o governo que uma categoria está atenta às negociações e que, dependendo do resultado, podem ou não começar uma paralisação.

A mobilização acontece em outros estados do país e é incentivada pela Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), que deu início nesta terça (11), em Brasília, à Campanha Salarial 2020.

O presidente do Sintest no Acre, Tadeu Coelho, citou como principais reivindicações da categoria a reposição salarial e a luta contra a redução de salários previstas na PEC da Reforma Administrativa, que, atualmente, está na pauta do Poder Executivo.

“Estamos trabalhando para que não haja mais perda de direitos. São os trabalhadores que fazem o país girar e não temos que pagar a conta da crise sozinhos”, disse o sindicalista.

Os técnicos-administrativos da Ufac debaterão ainda o relatório financeiro e as eleições dos membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS).

Sair da versão mobile