20 de abril de 2024

Socorro Neri torna Rio Branco 1ª capital brasileira sem contratos provisórios na Educação

A partir desta segunda-feira (17), a cidade de Rio Branco passa a ser a primeira capital do país a contar apenas com servidores efetivos na área de Educação. Numa solenidade marcada por emoção e com o Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) completamente lotado, a prefeita Socorro Neri deu posse a 676 homens e mulheres que vão ajudar o município a aprimorar e melhorar cada vez mais o ensino e a vida de cerca de 25 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

A prefeita Socorro Neri deu posse a 676 homens e mulheres que vão ajudar o município/Foto: Ascom

“Não há como não nos emocionarmos diante de situações em que esses professores esperaram 20, 30 anos para poderem assumir esses cargos definitivamente. Para a carreira é fundamental ter professores no quadro efetivo e que possam receber permanentemente formação continuada e que tenham condições de progredir profissionalmente. A partir de agora, nós da gestão, também vamos nos empenhar e garantir que eles tenham as melhores condições de trabalho possíveis para que esses profissionais façam e sejam a diferença na gestão das nossas escolas e no futuro dos nossos alunos”, disse a prefeita.

A chefe do executivo municipal também lembrou que os investimentos que sua gestão tem feito na Educação ajudam a combater e fazem parte das estratégias mais eficientes na solução dos problemas relacionados à Segurança Pública.

Posse dos servidores da Educação Municipal/Foto: Ascom

“As ações preventivas, são as que de fato formam a sociedade com cultura de paz e mais harmônicas. São ações de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, mas dentre elas todas a que me parece mais forte na construção de uma sociedade justa e que desejamos é a Educação. Como eu venho dessa área, com toda a minha formação e dedicação ao longo de 36 anos, eu não poderia de forma alguma deixar de na minha gestão na Prefeitura de Rio Branco, fazer o máximo possível para criar as condições para que as nossas escolas municipais possam cada vez mais não apenas instruir as nossas crianças, mas educá-las verdadeiramente”.

Professores do ensino infantil, fundamental e de ensino especial, assistentes de creche, mediadores, nutricionistas e motoristas fazem parte dos profissionais empossados hoje. A professora Rosemira Oliveira de Souza tem 26 anos dedicados aos magistério e amor pela sala de aula foi repassado para a filha Ana Rosa Oliveira de Souza que assumiu nesta manhã o cargo de professora efetiva do ensino fundamental.

“É um momento histórico não apenas para a Prefeitura de Rio Branco, mas também para a minha família. Meu legado nessa profissão tão linda será continuado pela minha filha num momento em que eu já estou pedindo a aposentadoria. É uma felicidade muito grande pra nós”, afirmou demostrando emoção.

“Eu me formei e estava muito preocupada com a situação econômica do país. Tem muita gente saindo das faculdades e sem nenhuma expectativa de emprego. Estou muito feliz e pronta para dar o meu melhor”, disse Ana Rosa.

Já o nutricionista Ítalo Lins, vai ter a responsabilidade de elaborar refeições saborosas e nutritivas para os alunos da rede municipal. “Gratidão, celebração e alegria. É difícil conseguir verbalizar tudo o que estou sentindo nesse dia. É um momento único, sonhado por muitas pessoas que estudam e fazem o nível superior. Quero parabenizar a todos os concursados por essa vitória. Também não posso deixar de agradecer a prefeita Socorro Neri que tomou essa decisão contrária aos interesses de tanta gente e teve a coragem de efetivar 100% [servidores] da Educação em Rio Branco. Que seja um exemplo para os outras cidades, estados e para todo o nosso país”.

Com a efetivação dos novos professores, no município de Rio Branco só haverá profissionais contratados de forma temporária em casos muito específicos: substituição em caso de licenças ou atestados médicos ou de quem precise ser remanejado.

“Quero cumprimentar 676 sonhos que hoje se realizam, sonhos que vão se transformar em esperança e futuro para milhares de crianças na capital do Acre. A prefeita Socorro Neri, para tomar essa decisão enfrentou muitas dificuldades, enfrentou muito incompreensão política, porque era muito mais fácil manter contratos provisórios que no fundo é um exército político. A gente pedia que o nossos professores dessem carinho, dessem educação, abraçassem nossos filhos e netos, e no fim do ano a gente os demitia e os mandava pra casa desempregados. A prefeita Socorro Neri acabou com esse período em Rio Branco”, vibrou o secretário de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz, ao falar com novos servidores.

A reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, disse que a Prefeitura de Rio Branco está na contramão do que se passa no Acre e nas 68 universidades federais do país, com o corte de verbas, suspensão de bolsas de pesquisa, congelamento total de salários e planos de cargos e carreiras, e o impedimento para a realização de concursos públicos.

“Na Ufac hoje infelizmente não podemos celebrar um momento semelhante a esse. Mas eu não quero deixar que o brilho dessa manhã seja apagado. Quero parabenizar a prefeita, porque não é fácil ser gestora mulher, ela se posicionou, lutou, chamou a Universidade e conseguiu fazer esse concurso para quase 700 pessoas. Na última sexta-feira, dia 14, saíram os dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e no Acre nós temos hoje 13,6% de desempregados, acima do número nacional que é de 11%. Então esse é momento para ser muito celebrado, primeiro porque é investimento grande na Educação, depois porque é um número considerável de pessoas que passam a ter emprego, renda e estabilidade para toda a sua família”.

“É mais um passo firme e no caminho correto que é a Educação. Rio Branco já goza de uma condição de infraestrutura boa para a Educação e um dos melhores IDEBs do país [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Quero parabenizar a prefeita Socorro Neri e toda a equipe da Educação por entender que esse é o melhor caminho que podemos seguir”, destacou o líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Antônio Morais. “Nós vereadores ajudamos para que o concurso fosse realizado então eu só posso dizer que é um dia de alegria, daqueles em que a gente compreende porque ocupamos funções públicas. No mais, meu total reconhecimento à prefeita Socorro Neri pela coragem e determinação em melhorar a vida dos rio-branquenses”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost