Ícone do site ContilNet Notícias

Teatro Candeeiro investe na periferia de Rio Branco para formar novos públicos

Por ASCOM

Os artistas do Teatro Candeeiro levam, neste mês, jogos teatrais, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais para sete bairros de Rio Branco. As sociais – nome dado às atividades artístico-culturais do grupo –, começaram nesta sexta-feira (7), às 17h, na Rua Barbosa Lima do bairro da Base, às margens do Rio Acre.

A agenda promoveu ainda contato com os moradores da Baixada da Habitasa no sábado (8). Neste domingo (9), o Cadeia Velha receberá os artistas, que percorrerão ainda o Cidade Nova no dia 14, o Quinze no dia 15 e finaliza com edições simultâneas no Triângulo Velho e na Seis de Agosto, ambas no dia 16 de fevereiro.

“Queremos marcar presença nas periferias, usar espaços públicos para interagir com a comunidade, estimular o hábito de consumir cultura e divulgar ações como o espetáculo ‘Depois de Dora’, de Nolram Rocha, que estreia em março [local e horário ainda em definição], com entrada gratuita”, explica Hysnaip Moura, membro-fundador do Teatro Candeeiro.

O fogo é bom!

Criado em 2016, o grupo valoriza a dramaturgia acreana, experimentando textos de veteranos e de jovens autores, além de formar atores e estabelecer parcerias que potencializem a produção teatral independente.

Para viabilizar a montagem de “Depois de Dora” e a realização das primeiras sociais deste ano, o Candeeiro inscreveu-se no Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e foi um dos aprovados no edital público de ampla concorrência lançado em 2019. O projeto recebe apoio institucional do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

Sair da versão mobile