Os artistas do Teatro Candeeiro levam, neste mês, jogos teatrais, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais para sete bairros de Rio Branco. As sociais – nome dado às atividades artístico-culturais do grupo –, começaram nesta sexta-feira (7), às 17h, na Rua Barbosa Lima do bairro da Base, às margens do Rio Acre.
A agenda promoveu ainda contato com os moradores da Baixada da Habitasa no sábado (8). Neste domingo (9), o Cadeia Velha receberá os artistas, que percorrerão ainda o Cidade Nova no dia 14, o Quinze no dia 15 e finaliza com edições simultâneas no Triângulo Velho e na Seis de Agosto, ambas no dia 16 de fevereiro.
“Queremos marcar presença nas periferias, usar espaços públicos para interagir com a comunidade, estimular o hábito de consumir cultura e divulgar ações como o espetáculo ‘Depois de Dora’, de Nolram Rocha, que estreia em março [local e horário ainda em definição], com entrada gratuita”, explica Hysnaip Moura, membro-fundador do Teatro Candeeiro.
O fogo é bom!
Criado em 2016, o grupo valoriza a dramaturgia acreana, experimentando textos de veteranos e de jovens autores, além de formar atores e estabelecer parcerias que potencializem a produção teatral independente.
Para viabilizar a montagem de “Depois de Dora” e a realização das primeiras sociais deste ano, o Candeeiro inscreveu-se no Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e foi um dos aprovados no edital público de ampla concorrência lançado em 2019. O projeto recebe apoio institucional do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).