Ícone do site ContilNet Notícias

Uninorte lança método de ensino exclusivo com disciplina sobre felicidade

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

O Centro Universitário Uninorte entregou à sociedade na noite desta segunda-feira (10) uma nova metodologia de ensino desenvolvida exclusivamente para seus estudantes. O Método Plenitude vem sendo construído desde 2015 e é voltado à formação integral do acadêmico.

A ideia é trabalhar competências que vão além do conhecimento específico das áreas de atuação de cada curso, estimulando também valores, atitudes, ética e humanidade.

O lançamento aconteceu no auditório do bloco E para a equipe interna do centro universitário, como professores, coordenadores de cursos e técnicos-administrativos, além de convidados especiais.

O Método Plenitude é fundamentado nos saberes necessários à educação para o século 21 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que são aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. A Uninorte dividiu seu método em quatro eixos: Integração e Ciência; Inovação, Tecnologia e Negócios; Desenvolvimento Humano; e Ética, Equipe Multiprofissional e Regionalidade.

O primeiro compreende a construção tradicional de conhecimento, nas salas de aulas e laboratórios, com os temas específicos de cada curso. Já o eixo Inovação, Tecnologia e Negócios compreende o conjunto de práticas e disciplinas que visam preparar o acadêmico para o empreendedorismo e o mundo dos negócios a partir de sua formação.

O terceiro item do Método Plenitude visa trabalhar a inteligência emocional dos universitários. Para isso, incluiu na grade de todos os cursos a disciplina da Felicidade, sendo a primeira do Acre e da região Norte a fazê-lo. Por fim, o eixo Ética, Equipe Multiprofissional e Regionalidade contempla a interação entre equipes multiprofissionais, considerando fatores locais e regionais para a formação do estudante.

A pró-reitora acadêmica Vanessa Igami afirmou que a Uninorte faz história no sistema educativo do Acre com o lançamento do método. “Em 2016 começamos a trabalhar de forma experimental em alguns cursos e deu muito certo. Agora é a hora de oficializar o nosso método próprio, que nasceu da necessidade de transformar nossas matrizes curriculares”.

Para o lançamento do método, a Uninorte convidou o curitibano Gustavo Arns para uma palestra sobre a Ciência da Felicidade. O evento foi voltado para o corpo interno da instituição.

Sair da versão mobile