19 de abril de 2024

AC se prepara para a chegada do coronavírus: confira mudanças em serviços

O coronavírus não chegou ao Acre, mas já impacta a vida de muitos acreanos. Diante da iminente chegada da Covid-19 ao estado, nesta semana várias instituições deram início a políticas de prevenção para atrasar a proliferação da doença, caso venha a ser registrada por aqui.

Educação

Nesta segunda-feira (16), a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Unimeta e Pitágoras anunciaram a suspensão das aulas por 15 dias para evitar aglomerações em suas dependências. A Uninorte também estuda paralisação pelo mesmo período.

Até o momento, as aulas na rede pública estadual e municipal e no Centro de Estudo de Línguas (CEL) seguem normalmente.

O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) suspendeu até o dia 31 as atividades presenciais de capacitação de aprendiz.

Os eventos públicos como parte da programação da greve dos professores da Ufac marcados para esta quarta (18), em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, foram cancelados pela Associação dos Docentes (Adufac).

Governo

Todos os eventos do governo do estado que previam aglomerações foram cancelados. Em decreto publicado nesta terça, o governador Gladson Cameli restringiu o atendimento presencial ao público nos órgãos estaduais, exceto serviços essenciais.

O governo também recomendou que os acreanos evitem viajar para fora do estado. Para quem estiver chegando, a dica é a quarentena voluntária por 7 dias.

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foi anunciado como a unidade de saúde especializada para receber os primeiros pacientes com coronavírus assim que confirmados.

Presídios

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) interrompeu, nesta terça (17), por duas semanas, as visitas íntimas e familiares nos presídios e os atendimentos de advogados, salvo necessidades urgentes.

Órgãos

A Polícia Federal informou a suspensão de todo o atendimento ao público em suas dependências em Rio Branco, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul a partir de quarta. Mesmo os atendimentos previamente agendados também serão adiados, exceto situações de extrema necessidade. A expedição ou entrega de passaporte somente será autorizada para quem tem viagem devidamente comprovada nos próximos 30 dias.

O atendimento presencial também foi interrompido no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O órgao anunciou ainda que as viagens de seus membros foram canceladas. O Ministério Público do Acre (MPAC) também suspendeu viagens e atividades com aglomerações.

A prefeitura de Rio Branco se reuniu e vai anunciar logo mais as medidas definidas na sala de emergência.

Eventos culturais

Para evitar aglomerações, a banda acreana Os Descordantes cancelou um festival de música que seria realizado no dia 22, na Praça do Mercado Velho.

A Federação de Teatro do Acre (Fetac) comunicou o adiamento por tempo indeterminado da Mistra Semana do Teatro, que começaria também no dia 22 e iria até o dia 28.

*****

Todas as medidas tomadas seguem as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que, por sua vez, é respaldada pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com esses órgãos, evitar reuniões públicas é uma das melhores formas de lidar com epidemias e pandemias com as caracteríticas do coronavírus.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost