Acre tem 59 UTIs e governo vai reforçar leitos para tratar casos graves de Covid

O Acre possui, atualmente, 59 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar pacientes acometidos por diversas enfermidades. Diante da ameaça do coronavírus, que já infectou 11 pessoas no Estado, a Secretaria de Saúde (Sesacre) anunciou que vai reforçar o número de leitos para atender possíveis casos graves da Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, dez UTIs estão sendo montadas neste momento no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) com recursos do Ministério da Saúde (MS).

Outros dez leitos de aluguel serão criados em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, para reforçar o atendimento no município e entorno. Uma unidade semi intensiva será instalada em Brasileia para a mesma finalidade.

“Devemos sempre pensar no pior cenário e adotar medidas preventivas com base nele”, disse Bestene. O gestor ressaltou a importância do isolamento social para evitar que o vírus se espalhe.

Circula nas redes sociais um card assinado por um otorrinolaringologista acreano mostrando o quão catastrófico seria a propagação do coronavírus no Acre. De acordo com ele, se apenas 10% dos acreanos tiverem Covid-19, serão 88 mil contaminados. Segundo especialistas, 10% dos infectados desenvolvem a forma grave da doença. Logo, 8 mil pacientes precisariam de UTI no Acre.

PUBLICIDADE