“Essa exposição tem o propósito de divulgar o protagonismo do artesanato do Acre que, inclusive, já esteve representado nos tapetes vermelhos do Oscar. Esse momento aqui é um marco, um momento único para nosso Acre”, com essas palavras a senadora Mailza Gomes (Progressistas/AC) começou seu discurso durante a abertura da exposição “Mostra do Artesanato Acreano – Feira das Tribos: Uma viagem ao Acre” com apoio do Sebrae, na tarde desta terça-feira, 03, no espaço Ivandro Cunha no Senado Federal. Os senadores Sérgio Petecão e Ciro Nogueira, o representante do Acre em Brasília, Ricardo Augusto França, o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, o diretor-técnico do Sebrae, Lauro da Veiga, o artesão Dr. da Borracha, o curador da mostra Marcos Maciente, a imprensa, servidores públicos e convidados estiveram presentes neste dia histórico para a arte acreana.
Conforme a senadora Mailza Gomes, a mostra na capital do país é uma vitrine de oportunidades da Amazônia. “Artesãos com peças únicas a partir de hoje estarão aqui expondo a identidade cultural de várias regiões do nosso Acre, representando a riqueza da arte de nosso estado. Ao idealizar essa exposição, pensamos em valorizar nosso artesanato, a preservação das raízes históricas indígenas e promover geração de emprego e renda aos acreanos. Agradeço a participação de todos e os convido para prestigiarem nossa mostra e um pouco da nossa identidade amazônica”, frisou a parlamentar na abertura da exposição.
Para o primeiro-secretário da Mesa, senador Sérgio Petecão, a exposição é uma alegria e uma oportunidade para os acreanos. “Parabéns Mailza, parabéns Sebrae, por essa bela parceria. Por essa bela exposição aqui no Senado Federal. Aqui está o dr. da Borracha, o rei da seringueira, sou até cliente dele. Eu disse para ele que aqui ele terá a chance de entregar seus cartões para pessoas do Brasil inteiro”, disse o senador.
O governador do Acre, Gladson Cameli, foi representado pelo advogado Ricardo Augusto França que destacou relevância da arte acreana. “Em nome do governador do Acre, Gladson Cameli, quero parabenizar a inciativa da senadora Mailza Gomes, do Sebrae e dos artesãos de trazer essa demonstração que o Acre existe e que é, sim, um estado rico que tem uma cultura e um artesanato que são conhecidos em diversas partes do mundo”, destacou o representante do estado do Acre.
De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Lauro da Veiga, o artesanato acreano é o mais premiado do Brasil, de cinco feiras que participou, alcançou o melhor faturamento em quatro. “Temos a grata satisfação de mostrar o que o Acre tem desenvolvido um produto de qualidade, que é diferenciado. Produto reciclado, como a borracha, produto que vem das árvores, das seringas e da marchetaria. Ou seja, são peças únicas, que tem estilo e que nós acreanos temos muito orgulho de trazer aqui no Senado Federal como forma de demonstrar um pouco da cultura, do valor das nossas raízes para o Brasil todo”, finalizou o diretor representando o Sebrae e os artesãos na mostra.