Nossa reportagem do ContilNet recebeu uma denúncia nesta quarta-feira (25), feita pelo funcionário público Renilson Souza da Conceição, de 46 anos, que está em Maceió desde o dia 13 de março, aguardando seu retorno para Rio Branco, no Acre, com a família, que seria no dia 21 deste mesmo mês, de acordo com a compra da passagem aérea feita pela empresa Latam.
Renilson nos informou que “o seu voo e de pelo menos 80 acreanos que também estão no local foi remarcado pelo menos três vezes, para os dias 23, 29 e 03 de março”, no entanto, ao conferir pelo site a sua situação, verificou que o voo da última data foi cancelado. Ao procurar os serviços da Latam no aeroporto, foi informado por um dos técnicos que “nada poderia ser feito pela empresa para reparar os danos”, “nem mesmo pagar as estadias”.
“É uma situação insustentável. Sei que estamos atravessando um momento difícil com a crise do coronavírus em nosso país, mas gostaríamos de receber, pelo menos, um posicionamento fixa da empresa, que simplesmente deixou claro que nós é que devemos nos virar com o pagamento de estadias e alimentação”, explicou.
O clima é de tensão no local, de acordo com o acreano.
Por conta da onda de contaminação do covid-19, todas as empresas aéreas tiveram que se readequar para atender os clientes.
“Eu não sei o que fazer, já que praticamente todo o dinheiro destinado para a viagem está acabando e eles não falam nada”, continuou.
Em contato com a assessoria de comunicação da Latam, para sugerir um posicionamento da empresa com relação ao caso e qual atitude será tomada diante da situação, fomos informados que o “grupo já reduziu 90% de todas as suas operações internacionais e 40% de todas as operações domésticas do Grupo no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador” e que “não está medindo esforços para apoiar os passageiros impactados por esta situação”.
Mesmo com nota enviada ao site, a empresa não falou especificamente sobre o caso e como deve proceder.
Confira na íntegra:
Neste momento, a LATAM continua operando seus voos no Brasil de forma reduzida. Conforme anunciado em 16 de março, o Grupo LATAM Airlines já reduziu 90% de todas as suas operações internacionais e 40% de todas as operações domésticas do Grupo no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador. A LATAM não está medindo esforços para apoiar os passageiros impactados por esta situação.
A companhia esclarece ainda que fatores operacionais podem alterar a programação do dia e recomenda que os clientes consultem o estado de seu voo diretamente por este link no site da companhia.
O Grupo LATAM Airlines flexibilizou as suas regras para alterações de passagens tanto para voos cancelados quanto para demais voos ainda programados pela companhia. As regras para alterações estão disponíveis em https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/.
Para evitar longas esperas por atendimento, a empresa recomenda que os passageiros deem preferência para alteração de suas viagens diretamente no site, acessando https://www.latam.com/pt_br/apps/personas/mybookings. Clientes com viagens programadas para as próximas 48 horas e que tenham dificuldade de reagendar pelo site devem entrar em contato com a Central de Atendimento.