ContilNet Notícias

Janela partidária: no interior, vereador já se ‘debandou’ no primeiro dia

Por REDAÇÃO CONTILNET

Começa a revoada

Começou a revoada dos partidos já no primeiro dia de janela partidária. O presidente da Câmara de Senador Guiomard, como a coluna adiantou, Gilson da Funerária, foi um dos primeiros a deixar o Progressistas, partido do Palácio Rio Branco. Ele era filiado há 19 anos no partido. Deve migrar para o Solidariedade.

Outra baixa

Quem pediu exoneração do cargo para concorrer a prefeitura do município do Bujari foi a ex-gerente da SEPA, missionária Fabrícia. Ele oficializa a sua filiação no Solidariedade no dia 14 próximo, assim como, sua pré-candidatura. Ela foi convidada pelo governador para o cargo de gestão e, pela deputada federal Vanda Milani (SD-AC) para a carreira política.

Construção

A missionária Fabrícia fala em construção política, chega com muita humildade no Solidariedade. Ela é muito querida no município do Bujari, principalmente na zona rural, onde durante um ano desempenhou um excelente trabalho quando esteve à frente da SEPA.

Fórum inapropriado

O prefeito do município de Acrelândia erra ao procurar a Assembleia Legislativa pedindo socorro financeira. As dívidas cobradas na fonte que dificultaram a vida da prefeitura são trabalhistas, herdadas – diga-se de passagem – de gestões anteriores. Qualquer negociação precisa ser na esfera federal.

Na porta da Casa Civil

Os taxistas que procuraram os deputados ontem (4) foram bater na porta da Casa Civil em busca de apoio para suas reivindicações. O movimento foi grande na secretária na manhã chuvosa de quinta-feira. Muitos pré-candidatos foram buscar guarida e pedir as bençãos de Ribamar Trindade.

Correria

Muita correria nas secretarias por parte de quem não tem pretensão política para este ano. Um documento deve ser protocolado nas secretarias e autarquias de origem onde, o servidor público declara sua intenção ou não de concorrer as eleições municipais. Pela primeira vez se ver isso em uma gestão. Ao mesmo tempo, o Palácio Rio Branco enfrenta muitas críticas.

Parto realizado

O ex-secretário Thiago Caetano quebrou o silêncio e resolveu postar sobre sua exoneração agradecendo, inclusive, o governador Gladson Cameli pelo convite feito para sua participação na gestão. Thiago já estava desgastado há cerca de nove meses, o parto foi normal. É vida que segue.

Destaque nacional

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) será um dos debatedores no Seminário Pacto Federativo, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que pretende discutir as Propostas de Emenda Constitucional – PECs 188/19, 186/19 e 438/18 no próximo dia 10 de março, em Brasília.

Sucesso total

A exposição de artesanato que acontece no Senado Federal está sendo um sucesso. Liderada pela senadora Mailza Gomes (Progressistas) com apoio do SEBRAE, que visita o espaço, confessa que é como se estivesse dando voltas pelas regiões do Acre, especialmente, nossas florestas.

Carlitinho fora

Quem comentou a suposta exoneração do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) do Acre, do professor Carlito Cavalcante, disse não ser surpresa caso venha a se concretizar. Carlito bateu de frente desde que foi nomeado com o secretário Israel Milani que é da secretaria responsável pelo sistema ambiental. Lembra da história que a coluna adiantou de personagens que trombaram com a Casa Civil. Pois é, a figura também circula no IMC.

Sobrou alimentos

A greve de fome dos presos está sendo benéfica aos Venezuelanos. A comida que é devolvida dos pavilhões está ajudando a combater a fome dos refugiados. Uma boa ação por parte do Instituto de Administração Penitenciária do Acre. E olha que nem todos aderiram ao movimento, teve quem estocasse alimentos, a famosa greve fake.

Operação Federal

A Operação desencadeada pela Polícia Federal no Acre nada tem a ver com processos da atual gestão do governador Gladson Cameli. Trata-se de processos dos anos de 2017 e 2018. Muita gente deu barrigada, outros até vibraram pensando que este seria o primeiro escândalo de corrupção da gestão Cameli. Deram com os burros n’água.

Sair da versão mobile