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Como Colocar Códigos de Barras em Seu Produto

Por ASSESSORIA

O motivo principal pelo qual empresas e empreendedores individuais requerem fazer uso de códigos de barras são muitos. Dentre eles reduzir o tamanho das filas em estabelecimentos, acelerar o processo de atendimento, aumentar a precisão no momento de inserção de informações, e facilitar a negociação com empresas de varejo e atacado são as principais.

Inserir o código de barras em produtos de forma geral tem sido a principal solução encontrada por empresas de todos os ramos da indústria. É simples, fácil e simplifica o próprio processo de venda em si, pois na hora da venda basta o escanemaneto do produto e pronto. Todas as informações do produto ficam disponibilizadas na mesma hora como tamanho, cor, marca e, principalmente, o preço.
Sendo assim, clientes na hora da compra não tem que ficar muito tempo na fila já que todos os produtos são simplesmente escaneados, empacotados e pronto. Se fosse de outra forma, o processo de compra em grandes quantidades seria uma atividade que demoraria muito. Mas como se faz para colocar códigos de barras em produtos?

O Que É O Código de Barras?

Este é como se fosse o número de identificação do produto. Ele é único no mundo inteiro e serve para indentificar o seu produto. Ele inclui inclusive informações da empresa que fabrica e fornece o produto.

Tipos de Códigos de Barras

Os códigos de barras existentes são o UPC (Universal Product Code) ou Código Internacional de Produto que é utilizado pelos EUA e Canadá, e também o EAN-13 (European Article Number) ou Número de Artigo Europeu que é utilizado no Brasil, países europeus e demais países pelo mundo afora.

O EAN-13 é composto por uma combinaçao de números (GTIN) e barras. Ele é normalmente preto e branco onde o desenho com as barras fica na parte superior do código e o número do código fica mais abaixo. A númeração é composta por 13 dígitos que compõem toda a estrutura numérica do código. Esta serve para identificação dos itens comerciais vendidos no atacado e varejo.

Aumente As Vendas

Já ficou comprovado que as empresas que fazem uso do código de barras veem aumentos nas vendas. Isto porque ficam capazes de negociarem seus produtos com empresas dos ramos atacado e varejo. Com isso aumentam suas vendas para comerciantes de renome. Se ficassem sem formalizar seus produtos, ficariam limitadas a vender os mesmos tão somente para microempreendedores ou vendedores individuais.

Outros benefícios dos códigos de barras são o controle remoto de estoques e um melhor desempenho do processo de distribuição dos produtos. É possível cronometar a nível de unidades todo o estoque em deslocamento de distribuição, podendo assim gerar novas unidades através da fabricação.

Este código de barras EAN-13 é bom para empresas que comercializam seus produtos somente no Brasil. Já para empresas que querem fazer a venda do mesmo pelo mundo todo, o melhor a fazer é adotar o UPC que é o código de barras internacional. Isto permite padronizar o processo de exportação. Empresas que realizam importações muitas das vezes irão notar códigos UPC em produtos que adiquirirem dos EUA e Canadá, a não ser que comprem da Europa e outros países.

O Uso Do Código de Barras

Empresas que fazem uso do código de barras são capazes de negociar uma larga escala de produtos. Por exemplo, imagine que você vá fazer a venda de 1.000 unidades de um produto seu. Não é necessário escanear 1.000 unidades, basta escanear uma unidade pelo código de barras específico e pronto. E isso torna o processo muito mais fácil. Imagina ter que computar 1.000 unidades de um produto que não está registrado no sistema. Tudo isso fica mais propenso a erros.

Logo, ter o código de barras não tão somente ajuda no aumento de vendas de mais unidades de seus produtos, mas ajuda a evitar erros. O pior cenário seria uma venda efetuada e logo então notar-se que um produto diferente foi computado. O código de barras ajuda a diferenciar produtos diferentes, cada um com seu código de barras único.

O código de barras também facilita na hora de acessar informações de produtos. Pois, muitas vezes, clientes só querem fazer consultas acerca de um produto específico. Logo, basta escanear o produto e pronto. Todas as informações do produto são vistas na tela como preço, tamanho, cor e muitos outros detalhes.

O cliente também consegue fazer sua própria consulta em pontos de consulta de preços espalhados por um mercado de varejo ou atacado. As informações do produto são mostradas para o consumidor final e ele fica ciente dos detalhes. É possível até se comparar dois produtos da mesma marca e tipo mas com modelos diferentes.

Muitas vezes, certos produtos são iguais em diversos pontos mas não é possível saber a diferença dos mesmos. Isso devido a alguma etiqueta de preço ou informações estar ausente do ponto de venda do produto. Daí, com o código de barras o cliente consegue pegar o produto, escanear e pronto,todas informações ficam disponíveis, principalmente de preço.

Clientes que também querem fazer diversas consultas não precisam ir até o caixa para isso. Basta utilizar um ponto de consulta dos vários distribuídos dentro do mercado de varejo e atacado. Portanto, essas são as várias vantagens disponíveis com o uso do código de barras.

Conclusão

Como se pode notar, os custos da aquisição do código de barras variam de acordo com o porte de cada empresa. Uma vez tendo um cadastro ativo, as empresas são capazes de registrar quantos produtos quiserem em sua conta. Haverá a emissão de um código de barras único para cada produto de cada vez.

O início pode ser um pouco confuso mas com um pouco de prática torna-se mais fácil para as empresas emitir seus códigos de barras. Todo o processo é organizado e altamente profissional, visto que a nosso site já possui anos no mercado e já conta com muitos associados por todo o Brasil.

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