O governador Gladson Cameli anunciou, na manhã desta segunda-feira (23), que vai intermediar, junto a instituições financeiras, linhas de crédito a empresários locais para resgatar a economia prejudicada pela pandemia de coronavírus, que já infectou 11 pessoas no Acre.
Na última sexta (20), um decreto extraordinário publicado pelo governo do estado determinou o fechamento de bares, restaurantes, shoppings e lojas para desestimular as pessoas a saírem de casa e, assim, evitar a propagação da doença. Apenas serviços essenciais, como bancos e supermercados, podem funcionar normalmente durante a quarentena.
O governador vai criar, ainda, um comitê de infraestrutura e obras públicas para levantamento de todas as obras paradas. A ideia é retomar e acelerar a conclusão. Para isso, novas licitações poderão ser feitas em breve.
“Estamos fazendo um replanejamento para reativar nosso setor econômico com medidas que começam nos próximos dias”, disse.
O governo informou que o detalhamento de todos esses esforços vai depender das medidas econômicas nacionais adotadas pelo presidente Bolsonaro. Nas próximas horas, Gladson fará videoconferência com o chefe do Executivo brasileiro para entender melhor o que a Presidência da República tem preparado para reaquecer a economia do país.