Na tarde desta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu uma nota para esclarecer novos boatos quanto a circulação de coronavírus no estado.
No início da semana, haviam três casos suspeitos no Acre, todos descartados posteriormente. O texto, assinado pela Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Glória Nascimento , diz que o departamento está atuando no trabalho recomendações de prevenção ao contágio do vírus e por isso, não há necessidade de cancelamento de eventos ou mesmo convocação de novos profissionais pois não há casos confirmados.
A nota fala ainda sobre a possibilidade de um grupo de estudantes brasileiros estarem retornando da Bolívia, país que decretou emergência nacional pelo vírus e registrou a primeira morte causada pela doença nesta quinta-feira.
“Com relação a informações de que um grupo de estudantes acreanos de medicina estaria retornando da cidade boliviana de Santa Cruz, esses jovens podem procurar espontaneamente a sala de coleta, destinada exclusivamente para exames de coronavírus, que está instalada no Pronto-Socorro de Rio Branco.
Esse é o protocolo recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, e seguido estritamente pela Sesacre. Pelo protocolo, pessoas que estejam regressando de países com casos confirmados”
Veja nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que até o momento as ações de governo se concentram nas recomendações de prevenção ao contágio do coronavírus.
Até o presente momento, não há necessidade de cancelamento de eventos, nem de convocação de mais profissionais para atuarem na questão porque o Acre ainda não tem nenhum caso confirmado de covid-19.
Com relação a informações de que um grupo de estudantes acreanos de medicina estaria retornando da cidade boliviana de Santa Cruz, esses jovens podem procurar espontaneamente a sala de coleta, destinada exclusivamente para exames de coronavírus, que está instalada no Pronto-Socorro de Rio Branco.
Esse é o protocolo recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, e seguido estritamente pela Sesacre. Pelo protocolo, pessoas que estejam regressando de países com casos confirmados – e que estejam com tosse, coriza e febre –, devem procurar por iniciativa própria o serviço de atendimento do PS, para coleta de material para teste de coronavírus.
Lá, existe uma sala de coleta apropriada com profissionais preparados e equipados com vestimentas e material adequados.