Coronavírus: venda de mascaras e álcool gel em farmácia do AC aumentaram 90%

Um levantamento feito pela reportagem do ContilNet mostra que a procura de máscaras e álcool gel, produtos essenciais para a prevenção e higienização nesse período perigoso com o novo coronavírus, aumentaram e muito.  O preço médio da máscara é de R$ 4,00, já o álcool gel custa em média R$ 15,00, dependendo do tamanho.

Buscamos saber em três farmácias bem-conceituadas da cidade, como andam as venda e o resultado foi unânime, a população está buscando se proteger e manter a higienização das mãos na prevenção da doença, que tem sintomas de uma gripe, porém, mais elevadas.

Em uma farmácia localizada no bairro Bosque, perto da Santa Casa, um dos vendedores disse que antes da propagação do vírus, as máscaras eram bem menos procuradas. “Tínhamos por mês uma caixa, agora ela não dura uma semana, pois a procura é grande”, disse ele, destacando que o dono espera pedir mais três caixas para suprir a procura.

Já uma vendedora em uma farmácia no bairro Manoel Julião contou que as vendas aumentaram em torno de 90%. “Quase não vendíamos isso, agora, todo dia alguém procura, é impressionante. Eles pedem bastante álcool gel, estamos vendendo umas 20 unidades por semana”, contou Marcos Dias.

A última entrevistada foi uma atendente de uma farmácia que fica no centro da cidade, para ela, a venda aumentou devido os casos suspeitos no Acre. “Sem mentira nenhuma, estamos vendendo uma caixa por semana que contém 50 unidades, vamos aumentar o estoque se algum caso se confirmar”, disse Alessandra Mendes.

Dicas de higienização

Manter as mãos limpas é uma das principais estratégias de prevenção contra o coronavírus. Além da opção prioritária pela água e sabão, outra opção é o uso do álcool gel. Entretanto, a recomendação é para que ele seja usado somente na concentração de 70%.

Medidas de higiene pessoal ajudam a se prevenir do coronavírus

Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

PUBLICIDADE