Três municípios do interior do Acre possuem casos suspeitos de coronavírus. Os exames de sete pessoas em Cruzeiro do Sul, dois em Brasileia e um em Feijó estão sob análise no Laboratório de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco, e devem ter resultado divulgado a qualquer momento pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Na última terça-feira (17), três pacientes foram diagnosticados no Acre com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Dois deles vieram de São Paulo e outro, de Fortaleza. Rio Branco tem outros 45 casos suspeitos. Os testes também devem sair nas próximas horas.
Os exames são coletados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, na capital. O local foi escolhido pelo governo como referência para testagem do coronavírus.
A recomendação é que procure a unidade de saúde apenas pessoas com sintomas que chegaram ao Acre nos últimos 14 dias. Quem teve contato com recém-chegados ao estado e estiver apresentando sinais da doença também deve buscar a UPA.
Podem ainda ir até a unidade pessoas com sintomas de gripe que estiverem com febre alta e dificuldade para respirar. Todos os demais quadros precisam ficar em casa em isolamento para evitar sobrecarga no hospital ou possível contaminação em caso de estarem, na verdade, com outra doença. O governo pede que ninguém entre em pânico.