A escritora Maria Maia lança nesta quarta-feira (4), às 17h30, na Livraria Paim, os livros “Quase Toda Poesia” e “Villa-Lobos Pelo Mundo Toca a Alma Brasileira”. O evento é promovido pelo Instituto Mulheres da Amazônia (IMA) e pela coordenadoria no Acre da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb).
O primeiro trabalho reúne poemas escritos ao longo de 40 anos. O outro apresenta o estudo da autora sobre a vida e a obra do mais importante compositor clássico das Américas.
Maia também é diretora de cinema. Seu filme, “Sonia e Lygia”, será exibido na quinta (5), às 18h, na Biblioteca Pública. A atividade também é realizada pela IMA e Ajeb. A cineasta, que também escreveu o roteiro e fez a pesquisa para o audiovisual, participará da sessão, que tem entrada gratuita.
“Nosso filme tem um tom muito intimista e lírico. Muito pautado pelas sensibilidades opostas, mas complementares e fascinantes de Sonia Lins [escritora] e Lygia Clark [pintora e escultora]. As duas tinham impulsos criativos extraordinários e traziam sempre a cabeça cheia de ideias. Trabalhei a relação das duas na infância, sempre referenciadas e estimuladas pelo fascinante vovô Lins, o então ministro do STF, Edmundo Lins, e na vida adulta, quando se tornaram duas das principais artistas brasileiras”, disse a autora.
Maria Maia é socióloga e antropóloga e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou por duas décadas como roteirista e documentarista da TV Senado. Publicou seus poemas em quatro antologias e tem dois livros de poesias de sua autoria, entre eles o “Desejante”, pela Imagem no Ar Edições.