Ícone do site ContilNet Notícias

Exame de trabalhador da Emurb descarta coronavírus, informa Prefeitura

Por ASCOM PMRB

Diretores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), da Prefeitura de Rio Branco garantiram atendimento para o servidor João de Deus Gutierrez Guacarani, que por apresentar sintomas de gripe desconfiou que estava com corona vírus. Ele foi levado à UPA do Segundo Distrito nesta quarta-feira, 25. O diagnóstico médico descartou o covid-19 e confirmou gripe comum.

De acordo com o coordenador de obras da Emurb, Raphael Vitório, o servidor informou à sua chefia que “se sentia ruim”, e portanto foi dispensando do serviço para que procurasse o serviço médico.

“Ele foi liberado, pois não se sentia bem. Na manhã desta quarta-feira, porém, a sua esposa informou que o quadro dele teria se agravado, foi quando entramos em ação para garantir que ele tivesse o tratamento médico adequado”, disse Raphael.

Depois de atendido e descartado qualquer outra doença, João de Deus e sua esposa foram acompanhados até em casa por dois gestores, que além disso compraram os medicamentos necessários para o seu tratamento.

Médico orienta medidas de proteção dos trabalhadores da EMURB e Zeladoria

 

O médico infectologista acreano Thor Dantas, especialmente consultado pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, considerou não ser necessário complementação de equipamento EPI para os profissionais da prefeitura que permanecem no trabalho de limpeza urbana, coleta de lixo e resíduos, de pavimentação e zeladoria.

Segundo o médico, o trabalho ao ar livre, em situações que não envolvem aglomeração, é o que menos traz risco de infecção pelo novo coronavírus. Ele explicou que em uma superfície ao ar livre, sob o sol, no asfalto, é o onde o vírus é mais rapidamente é destruído. Desta maneira, o Dr. Thor Dantas avalia que não seja necessário nenhum EPI adicional ao já utilizado,

O que ele recomenda – e esta determinação está sendo repassada a todos os colaboradores da prefeitura – é muito cuidado com a higienização das mãos quando se retirar as luvas de proteção inerentes ao trabalho. Diz que a primeira providência ao se retirar as luvas deve ser lavar bem as mãos, evitando levá-las ao rosto antes disso. As luvas podem ser guardadas em um saco plástico comum e deixadas em ambiente ventilado e seco.

O médico ressalta que essas recomendações valem para todas as atividades essenciais que não podem ser interrompidas. Ele defende que é preciso sempre adaptar rotinas de acordo com a realidade desse novo momento de pandemia.

As recomendações do médico infectologista acreano já estão sendo repassadas a todos os responsáveis pelas áreas afins da prefeitura, que agradece ao Dr. Thor Dantas por sua pronta e eficiente colaboração.

Sair da versão mobile