Governo afasta chefe do Imac por criar ilegalmente tartaruga no órgão

O chefe do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) em Feijó, município distante 342 quilômetros da Capital Rio Branco, Mario Correia de Sena, acaba de ser afastado de suas funções, anunciou a porta-voz do Governo, jornalista Mirla Miranda, em nota oficial expedida na tarde desta segunda-feira (2). O ex-representante da política ambiental do Governo Gladson Cameli na região do Envira foi flagrado, após denúncias de moradores locais, criando, dentro da sede do Imac, uma tartaruga sem qualquer tipo de licença dos órgãos responsáveis pela área, o que caracteriza crime.

O afastamento foi determinado pelo governador Gladson Cameli, confirmou a porta-voz. “O Governo do Estado, por meio da Casa Civil, resolveu afastar o chefe do Instituto de Meio Ambiente, do município de Feijó, Mario Correia de Sena, para que sejam tomadas providências pertinentes ao eventual ato de infração ambiental praticado pelo servidor, após denúncia veiculada em site local”, diz a nota oficial.

A nota diz ainda que, segundo consta nos autos da denúncia, o servidor estaria mantendo uma tartaruga amarrada a um cordão, em uma pequena porção de água dentro do núcleo do Instituto, sem devida autorização do órgão. A lei de Nº 9.605/1998 diz que constitui crime a utilização de espécies de fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização por parte da autoridade competente, sujeitando o infrator a detenção de seis meses a um ano e multa.

A nota diz ainda que, “por não compactuar com o suposto ato e, ainda, considerando a existência de interesse público em elucidar a suspeita de crime ambiental, o governo abriu sindicância e imediato afastamento do servidor, até a apuração final dos fatos divulgados e eventual configuração de infração funcional”.

A decisão do Governo já foi comunicada ao diretor presidente do instituto, André Luiz Perreira Hassem, e ao servidor denunciado. Ao acusado caberá o direto a ampla defesa.

Esta não é a primeira vez que Mario Correia de Sena se envolve em escândalos no município. No início do Governo, ele foi denunciado por um vereador local por utilizar o carro oficial do Imac para serviços particulares, com, por exemplo, ir buscar a esposa na faculdade, no período noturno. Ex-vereador em Feijó, com o nome de Mário Capelio, ele também já respondeu por crimes contra a vida, acusado de ser mandante do assassinato da amante da ex-esposa.

PUBLICIDADE