O Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP) vem cumprindo uma agenda de plantio de mudas de ipês brancos em diversos espaços de Rio Branco. Na manhã desta segunda-feira (2), o jardim do Colégio Batista Betel, no bairro Canaã, recebeu a ação, promovida em parceria com a unidade de ensino. Cerca de 180 alunos entre 8 e 16 anos participaram da atividade.
A programação começou no sábado (29), com plantio de mudas no Portal Francisco Xavier, ligado à comunidades espíritas da capital. No dia seguinte, foi a vez do centro ayahuasqueiro Casa de Luz Fonte de Jesus, na Vila Ivonete, receber a ação.
Em breve, a atividade também acontecerá em um espaço ligado à igreja católica, além dos campi da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco.
De acordo com o pastor Francisco Albino, tesoureiro do IEFP, os atos trazem a simbologia da paz, do amor e do respeito ao próximo e às diversidades, seja de crença, raça ou orientação sexual. “Pra mim, todos esses valores são muito importantes. Nos últimos tempos temos precisado muito propagar a cultura da não violência, principalmente entre os nossos jovens”.
Criado em Rio Branco em 2007, o Instituto Ecumênico Fé e Política visa promover o diálogo entre as mais variadas denominações religiosas presentes no Acre, como as igrejas católica e protestantes, núcleos de Santo Daime, terreiros de umbanda e candomblé, centros espíritas, entre outros.

