Ícone do site ContilNet Notícias

Mês da Mulher: Acre se mobiliza para homenagens e muita luta

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

A semana começa de forma especial em todo o mundo. Comemora-se neste domingo (8) o Dia Internacional da Mulher. No Acre, várias entidades e instituições tem se mobilizado para homenagens e muita luta.

Na sexta-feira (6), um grupo de mulheres de vários segmentos sociais promoveu manifestação pacifica “Por nossas vidas: silenciadas jamais”, em frente ao Palácio Rio Branco, contra os índices de violência cometidos contra elas no Estado.

De acordo com estudo divulgado na semana passada, o Acre tem a maior taxa de feminicídio do país, com 2,5 casos para cada 100 mil mulheres. O índice de homicídios dolosos contra pessoas do sexo feminino também ocupa o topo do ranking, com 7 mortes para cada 100 mil. Só em 2019 foram 31 crimes desse tipo.

Atento ao problema, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) vai intensificar o julgamento de ocorrências no âmbito da Lei Maria da Penha. Entre segunda (9) e sexta (13), o órgão vai bater o martelo para cerca de 500 processos. As audiência ocorrem em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Sena Madureira, Epitaciolância, Xapuri, Acrelândia, Caixaba Bujari, Plácido de Castro e Porto Acre.

Foto: Agência TJAC

O TJAC também organiza palestras e atividades educativas em escolas públicas para alertar a sociedade sobre a problemática. As ações fazem parte da programação da 16ª Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada em parceria com o governo do Estado.

E por falar no governo, a Secretaria de Estado de Assistência Social, de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) e a Fundação Elias Mansour (FEM) prepararam uma extensa agenda de atividades em alusão ao Dia da Mulher. As ações começaram na quarta-feira (4) e vão até o fim do mês em Rio Branco, Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard, Assis Brasil, Bujari e Xapuri.

São realizadas orientações jurídicas, sorteios, entretenimentos, atendimentos de saúde, palestras, café da manhã e serviços como massagem, maquiagem, design de sobrancelhas, entre outros.

Foto: Neto Lucena

A aposentada Lori Sochting, de 66 anos, mora em Senador Guiomard e participou, na quarta, no Centro de Convivência do Idoso, de um dos momentos de descontração promovidos pelo governo. “Eu gosto de participar desses eventos que trazem para a gente porque não temos muitas opções e quando tem a gente aproveita. Dançar é bom, principalmente para gente da minha idade que precisa se movimentar e é por isso que eu estou aqui”.

A prefeitura de Rio Branco também fez sua parte. Na sexta (6), a prefeita Socorro Neri se encontrou com mulheres que atuam em sua gestão para uma noite de festa, música, poesia, brindes, sorrisos e alegria. O Sextando com Elas lotou o Afa Jardim e emocionou as participantes.

Foto: Fagner Delgado

“Nós estamos reunindo as servidoras, as profissionais liberais, as mulheres que desenvolvem trabalhos magníficos que nos inspiram em todas as ações da nossa cidade. Hoje é um encontro festivo. Nós queremos, de fato, é fazer comemoração, conversamos sobre assuntos do dia a dia, trocarmos experiências, mas, mais do que isso, nos divertirmos. Nós merecemos!”, disse Neri.

Sair da versão mobile