Ícone do site ContilNet Notícias

Ministro da Saúde diz neste domingo que Bolívia já registrou 11 casos de coronavirus

Por ELDEBER

Uma menina de 20 anos, que mora na Catalunha (Espanha) e que – em um vôo de Madri – chegou a Santa Cruz em 12 de março, é o novo caso confirmado de coronavírus na Bolívia e com o qual o número de positivos neste país atinge 11.

Em uma primeira instância, os dados foram confirmados pelo ministro da Saúde, Aníbal Cruz, que do Palácio do Governo foi ao país insistir novamente nas medidas preventivas que a população deve ter para impedir a disseminação do coronavírus que , em dezembro de 2019, teve origem na província chinesa de Wuhan e, desde então, matou 5.796 pessoas em todo o mundo.

Concluído o relatório, o Ministro da Saúde de La Paz, diretor do Serviço Departamental de Saúde (Sede) da Governadoria de Santa Cruz, Marcelo Ríos, ampliou as informações. Ele observou que, com esse paciente de 20 anos, o departamento de Santa Cruz adiciona seu terceiro caso importado.

A partir do momento em que a menina percebeu que tinha alguns dos sintomas da doença, apresentou-se a um centro médico e os exames foram enviados ao Centro de Doenças Tropicais (Cenetrop), que, neste domingo, confirmou que o caso foi de suspeito para positivo.

Ríos acrescentou que as cinco pessoas com as quais o paciente teve contato já estão sob observação, bem como as que se aproximaram dos dois casos anteriores relatados em Santa Cruz, a mulher de 60 anos que veio da Itália para San Carlos (norte de Santa Cruz). ) e 26 anos, que também retornou ao país para se reunir com seus entes queridos.

Embora, até o momento, o departamento registre apenas casos importados, Ríos pediu à população que cumprisse as medidas de prevenção porque a transmissão do Covid-19 já pode ser local, como está acontecendo em Oruro.

Sair da versão mobile