Ícone do site ContilNet Notícias

No Acre, Caixa e Banco do Brasil liberam grupo de risco para trabalho em casa

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta terça-feira (18) que seus funcionários do grupo de risco serão liberados para trabalharem em casa pelas próximas semanas. A medida vale para todas as agências dos estados que confirmaram casos do coronavírus, entre eles o Acre, que registrou seus três primeiros pacientes.

A ideia é evitar possível contaminação pelo Covid-19. A política veio após pressão dos próprios funcionários para que as empresas tomassem medidas efetivas para proteger trabalhadores e usuários da pandemia.

Na segunda (16), o Banco do Brasil já havia divulgado ações, que foram criticadas pelo Sindicato dos Bancários por serem “insuficientes”. O primeiro documento previa a liberação para trabalhar em casa apenas de funcionários de grupos de risco que vivem em estados onde há transmissão comunitária da doença, como Rio de Janeiro e São Paulo. A medida dependia, ainda, da natureza do serviço prestado.

Agora, será dispensada temporariamente qualquer pessoa com mais de 60 anos, grávidas, portadores de doenças crônicas, como diabetes, cardíacos, hipertensos e asmáticos, pacientes com câncer ou doenças pulmonares, independente do tipo de trabalho que desenvolvem.

Em Rio Branco, um bancário que não quis se identificar afirmou que os demais colegas também estão se expondo a riscos e trabalham com medo. “Os bancos estão no topo de risco de transmissão, porque além de ter aglomeração de pessoas, mexer com dinheiro e etc, ainda é um ambiente fechado”.

Para reduzir o perigo, o BB e a Caixa anunciaram ainda reforço na higienização de suas agências, cancelamento de viagens nacionais e internacionais de seus membros, substituição de reuniões físicas por videoconferências e orientações de cuidados para seus clientes.

Na Caixa, o atendimento será contingenciado, com ocupação de no máximo 50% dos assentos das unidades e distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas. Usuários no grupo de risco terão atendimento exclusivo uma hora antes da abertura das portas das agências.

Já a superintendência do BB no Acre informou que avaliará diariamente a evolução da presença do coronavírus no Acre a fim de adotar novas medidas restritivas para clientes e funcionários em caso de necessidade.

Sair da versão mobile