Contratar um serviço de telecomunicação como televisão a cabo, internet ou telefone demanda atenção e muita pesquisa por parte dos consumidores.
Tratando-se de produtos que têm impacto direto sobre a vida das pessoas, tanto em quesitos profissionais como pessoais, mecanismos para averiguar a qualidade do serviço ofertado pelas principais empresas do país são fundamentais.
Ações como conversar com amigos e olhar avaliações em fóruns e sites de confiança são importantes, mas não existe parecer melhor do que o de instituições especializadas.
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a responsável por gerir os temas ligados a esses serviços.
Anualmente, desde 2015, a instituição realiza uma pesquisa de satisfação com os usuários de produtos de telecomunicações no país. Os dados ajudam na análise das empresas que prestam esses serviços, contribuindo para que consumidores utilizem dos dados como informação de consulta e avaliação.
Com a divulgação dos dados referentes ao ano de 2019, o destaque foi a empresa Claro, que permaneceu como a mais bem avaliada em três dos cinco serviços analisados pela pesquisa.
A pesquisa entrevistou 89 mil consumidores em todos os estados do país que usam os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por assinatura.
Com perguntas referentes aos mais diversos pontos desses serviços, a Anatel traçou um perfil de satisfação dos usuários dos produtos de telecomunicações – desde aqueles que moram em grandes centros urbanos até os que usam serviços como internet rural.
Telefone
A Claro Telefone foi a empresa mais bem avaliada no país nos produtos da telefonia móvel pós-paga e pré-paga. As notas da operadora nesses serviços foram 7.83 e 7.50, respectivamente.
É interessante destacar que a operadora se manteve acima da média nacional de satisfação nos dois serviços, que foram 7.42 para a telefonia móvel pós-paga e 7.25 para telefonia móvel pré-paga.
Nos quatro estados da região sudeste, a Claro também foi a empresa mais bem avaliada no serviço de telefonia móvel pós-paga: Espírito Santo (7.90), Minas Gerais (7.56), Rio de Janeiro (7.82) e São Paulo (7.95).
Além disso o serviço de telefonia fixo da Claro foi destaque também em outros estados do país, ocupando a primeira posição de satisfação: Bahia (7.57), Amazonas (7.48), Distrito Federal (7.41) e Paraná (8.00).
TV por assinatura
A Claro também se destacou na pesquisa quando este serviço foi analisado.
De maneira geral, a empresa recebeu a nota 7.44 na avaliação dos clientes, ocupando a primeira posição no ranking. Da mesma forma que nos serviços de telefonia móvel, a nota da Claro no serviço de TV por assinatura superou a média nacional de satisfação, que foi de 7.18.
A Claro também ocupou a primeira posição neste serviço em grandes estados do país, como: Minas Gerais (7.80), Mato Grosso do Sul (8.00), Pará (7.31), Ceará (7.53) e Santa Catarina (7.70).
Qualidade e confiança
Com serviços de telefonia e TV por assinatura em primeiro lugar de satisfação em vários estados brasileiros, a Claro Combo é uma das empresas mais indicadas para a contratação de um serviço de telecomunicação.
Além de levar tecnologia de ponta e qualidade de serviço para os seus consumidores, a Claro se destaca no mercado pelo relacionamento com os clientes.
O Atendimento Claro leva de forma personalizada para o consumidor as melhores opções de pacotes e preços no mercado.
Desta forma a garantia de satisfação, como mostrado na pesquisa, é o resultado de um trabalho individualizado para o consumidor, que coloca a empresa entre uma das mais confiáveis do país.