Em apenas uma semana presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco tiveram três tentativas de fuga frustradas. A primeira tentativa se deu no pavilhão “O” por volta das 20h30 da última segunda-feira, 16, onde nove presos furaram um buraco na parede da cela 08.
Na segunda tentativa, 11 presos do pavilhão “B”, cela 16, furaram a laje utilizando ferros retirados da própria estrutura. Alguns chegaram a sair, porém antes de chegarem à guarita foram contidos pelos policias penais de plantão.
Já a terceira tentativa de fuga se deu na madrugada desta sexta-feira, 20, durante a troca de turno, quando uma equipe de policiais penais perceberam um buraco na parede do pavilhão “P” cela 14 onde haviam 10 presos no local.
Diante do ocorrido, a equipe do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) foi acionada e os envolvidos foram retirados para o isolamento da cela. De acordo com o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha todas as medidas serão tomadas em relação aos presos que praticaram essa violação.
“Todos os presos que tentaram essas fugas no presídio e causaram danos ao patrimônio público, foram conduzidos à delegacia para as medidas cabíveis, bem como foi aberto o procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos e responsabilizá-los”, explicou.
Arlenilson parabenizou os policiais penais de plantão que diuturnamente não têm medido esforços para manter a ordem no presídio. “Esses policiais têm combatido de forma eficaz qualquer tipo de desordem e infração nas penitenciárias de todo o estado e não somente da capital. Portanto fica o meu reconhecimento a todos esses guerreiros, em especial aos que conseguiram impedir a fuga cerca de 30 presos da unidade de Rio Branco”, finalizou.