Robôs utilizados na China para combater o avanço do novo coronavírus já estão no Brasil. A solução chega ao país por meio da empresa brasileira Alabia, que estuda o uso da Inteligência Artificial em serviços voltados para a sociedade. Os modelos são capazes de interagir com pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19, ajudando na entrega de remédios, alimentos, entre outras funções em hospitais.
A ideia é ajudar os profissionais da saúde, evitando o contato constante com pacientes infectados e facilitando o isolamento dos mesmos. Além disso, de acordo com a marca, a versão brasileira do robô consegue ser amigável com o usuário e apresenta uma interface humanizada.
A iniciativa fez sucesso ao aparecer nas redes sociais, à época em um hotel em Hangzhou, na China, que contava com mais de 200 pessoas isoladas. Em vídeo, a agência de notícias oficial do governo local divulgou imagens do robô entregando comida pelos corredores e cumprimentando os pacientes. No Brasil, ainda não há informações sobre como vai funcionar o serviço, tampouco se os órgãos de saúde vão optar pelo uso dos modelos da Alabia.
Vale ressaltar que, com a pandemia, diversas tecnologias vêm sendo utilizadas para conter o avanço da doença. Em alguns países da Europa e da Ásia, por exemplo, governos utilizam drones para avisar à população para ficar em casa, enquanto até mesmo antenas 5G foram instaladas na China, a fim de aumentar a cobertura de internet para que pacientes realizassem consultas online.