Ícone do site ContilNet Notícias

RS tem primeiro caso confirmado de coronavírus, diz Secretaria Estadual de Saúde

Por G1

Electron micrograph of Coronavirus, the cause of Severe Acute Respiratory Syndrome, SARS

O Rio Grande do Sul tem o primeiro caso confirmado do Covid-19. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde na manhã desta terça-feira (10). Com essa atualização, pode chegar a 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus 19 no Brasil. Até as 11h20, o Ministério da Saúde não havia confirmado o caso do RS, nem outros cinco casos do Rio de Janeiro.

Segundo a secretaria estadual, trata-se de um homem, de 60 anos, de Campo Bom, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele apresentou sintomas no dia 29 de fevereiro, após viagem à Milão, na Itália entre os dia 16 e 23 de fevereiro.

O paciente apresentou sintomas leves, chegou à unidade de atendimento com a máscara, com tosse e febre, informou a secretaria. Nenhum familiar apresentou sintomas.

Inicialmente, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) realizou testes com amostradas do paciente para o novo coronavírus, mas o resultado deu negativo. O homem teve a confirmação para a doença na segunda (9), depois de análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Ele está em isolamento domiciliar.

“Não é um caso contraído, mas que agora está entre nós. Desde o inicio da verificação, nos preparamos para este momento. Não somos uma ilha. Nossas relações se estabelecem em viagens, em negociações comerciais. Sabíamos que esse dia poderia chegar. Não é caso de alarmar a população, estamos com a estrutura preparada”, disse o governador Eduardo Leite durante a coletiva de imprensa.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde apontou 86 casos suspeitos no estado.

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Sair da versão mobile