Na noite desta sexta-feira (13) a Associação de Jornalistas de Turismo (Abrajet) foi instalada no Acre com uma solenidade marcante onde foi empossada, como presidente, a jornalista Socorro Camelo e demais representantes do órgão.
O evento histórico contou com a presença da vereadora Lene Petecão (PSD) , representando a Câmara Municipal de Rio Branco e do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deputado estadual Jenilson Leite (PSB), além do esposo da nova presidente, Cassiano Marques.
Posse ocorreu na noite de sexta-feira/Foto: ContilNet
A posse ocorreu no Hotel Vila Rio Branco Concept, localizado na Gameleira. A presidente da diretoria destacou em entrevista ao ContilNet que a Abrajet é uma entidade importante onde se valoriza o turismo. “Estou muito feliz em fazer parte dessa direção além de dizer que o órgão vai explorar os pontos turísticos que a cidade tem”, enfatizou.
Camelo pontuou ainda que a diretoria está composta por profissionais qualificados que deverão contribuir com sua gestão. “São pessoas técnicas e que vem ajudar a difundir o turismo”, explicou.
O presidente nacional da Abrajet, Evandro Novac, veio de Santa Catarina, sua cidade Natal, apenas para prestigiar a posse da diretoria. “Hoje estamos aqui nessa festa linda e quero dizer que a Socorro como presidente tem tudo para alavancar o turismo, apesar das dificuldades”, destacou.
Novac disse que há alguns anos vem tentando montar a 1° seccional no Acre, mas sem sucesso. O presidente nacional contou que o Acre está pronto para o turismo. “O Acre tem uma gastronomia excepcional, uma cidade limpa e com pessoas acolhedoras, então, tem tudo para alavancar o setor”, disse.
Posse foi prestigiada por autoridades e jornalistas/Foto: Val Fernandes
Já o vice-presidente da Associação Nacional de Jornalismo, Nilton Guedes, ressaltou que a seccional do Acre é de muita importância pois deve ecoar um grito da floresta ao governo federal. “Esse evento é histórico pois a Abrajet é um trampolim para que as questões da Amazônia sejam levadas ao governo”, espalmou dizendo que o interese da sigla é colocar seccionais em todos os Estados do país.
Perfil da presidente da Abrajet no Acre
Socorro tem vasta experiência no jornalismo acreano, já tendo trabalhado como editora dos principais veículos de comunicação do Estado, e, ainda, na assessoria de instituições como a Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae, Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), entre outras.
Abrajet
A Abrajet – Fundada no dia 29 de janeiro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores que tinha o desejo ver a atividade turística conquistando espaço no Brasil.
Desde a sua fundação, a entidade que reúne os jornalistas especializados, vem fazendo crescer a sua representatividade e atuação.
Hoje são cerca de 20 Estados, sendo 15 com seccionais e 2 com comitê. O quadro de associados registra mais de 400 profissionais, que atuam em jornais, revistas, TVs, rádios ou em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas do setor de turismo.

