A Uefa decidiu mudar a Eurocopa para 2021 e adiou a final da Liga dos Campeões devido à pandemia do novo coronavírus.
O anúncio foi feito hoje durante uma videoconferência com associações nacionais, clubes, ligas e representantes de jogadores, para definir a programação dos torneios e medidas para reduzir os prejuízos com o adiamento dos torneios.
A Eurocopa acontecerá de 11 de junho a 11 de julho do ano que vem. Só com esse torneio, a Uefa estima um prejuízo de R$ 1,6 bilhão e pedirá aos campeonatos nacionais que assumam parte do prejuízo junto à instituição.
A Liga dos Campeões também teve a sua final adiada. A data prevista para a decisão, que será realizada em Istambul, será em 27 de junho, três dias depois da Liga Europa (24).
Os playoffs da Eurocopa e amistosos internacionais programados para o final de março serão disputados no início de junho, data que ainda pode ser revista.
“A saúde de todos os envolvidos no jogo é a prioridade, além de evitar um aumento nos serviços públicos nacionais envolvidos na realização de partidas. A mudança ajudará a concluir todas as competições domésticas, atualmente suspensas devido à emergência da covid-19”, disse a organização em um comunicado.
Com a Eurocopa remarcada para 2021, a Uefa diz que tentará cumprir o cronograma de competições como a Liga da Europa e a Liga dos Campeões.
No sábado, a entidade já havia suspendido todos os jogos desta semana dos dois torneios, assim como as partidas das quartas de final dos mesmos, previstas para o dia 20 de março.